agencia

Notícias

Atualizado em 26/04/2017 às 14h15

Grupos de escoteiros visitam Prefeitura de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo recebe visita de grupos de escoteirosO prefeito Edivaldo recebeu integrantes de grupos de escoteiros do Maranhão, na manhã desta quarta-feira (26), em comemoração aos 100 anos da instituição no estado. Estiveram no gabinete do Palácio La Ravardière integrantes do 1° Grupo de Escoteiros Coelho Neto e o 4° Grupo de Escoteiros Visconde de Cayru, que, na ocasião, conversaram com o gestor municipal, apresentaram as diretrizes da organização e entregaram o 'lenço do escoteiro'. No Maranhão, são 10 grupos existentes, destes, seis na capital. No Brasil, são cerca de 90 mil jovens integrando estes grupos; no mundo, mais de 40 milhões.

"Parabenizo estes jovens, esta organização pelo seu centenário, destacando a importância que têm na formação dos nossos cidadãos e no estabelecimento da cidadania. Estamos sempre à disposição para recebê-los e prestar apoio às suas ações, e, dessa forma, também contribuir para a missão tão honrosa que desempenham no nosso país", enfatizou o prefeito Edivaldo, aos integrantes escoteiros.

Após a entrega do 'lenço do escoteiro', os representantes dos grupos marcaram o momento com salvas de palmas e grito de guerra. O prefeito agradeceu a condecoração. O lenço simboliza a amizade, a integração entre as pessoas e como forma de homenagear autoridades destacadas; é utilizando ainda em missões de socorro.

A intenção da visita é congratular-se com o gestor municipal e aproximar os jovens escoteiros do poder público, ressaltou a diretora pedagógica do grupo Visconde de Cayru, Narcisa Enes Rocha. "Nesta data, pretendemos divulgar o movimento, formar parcerias e fortalecer a instituição fazendo com que os jovens tenham mais conhecimento de nossas instituições políticas e possam se inserir neste processo construtivo de ações públicas", disse.

DESENVOLVIMENTO

O diretor regional e conselheiro da União dos Escoteiros do Brasil, Antônio Nunes, pontuou a importância da contribuição destes grupos para o desenvolvimento social, com base nas etapas de formação dos jovens na instituição. "O movimento de escoteiros é a maior organização de jovens do mundo e vemos no poder público um parceiro das ações. Nesta data significativa queremos coroar a união desta juventude e reforçar o papel importante desempenhado por eles como jovens cidadãos", destacou Nunes.

Os jovens escoteiros fizeram relatos de sua vida na instituição e reforçaram a função conscientizadora e formadora de caráter. "Este é um momento importante para nosso grupo, sobretudo por poder estar diante do gestor da nossa cidade e mostrar um pouco do trabalho que desenvolvemos. Ser escoteiro é servir a nação e se preparar para a vida. Neste grupo temos muitos ensinamentos que nos tornarão cidadãos melhores e mais preparados para o futuro", destacou o jovem Pedro Lívio, 18 anos, que integra o grupo Visconde de Cayru. Estiveram presentes durante a visita o secretário municipal de Articulação Política, Jota Pinto; e o líder do Governo Municipal na Câmara de Vereadores, Pavão Filho.

CIDADANIA

Os grupamentos de escoteiros são formados por jovens, que entram aos sete anos e podem permanecer até os 21. Após esse período, podem integrar as instituições como voluntários contribuindo com as atividades. Os escoteiros trabalham basicamente ações sociais e de cidadania; nos jovens reforça a formação de caráter e personalidade incentivando atos como amor e solidariedade ao próximo, formação religiosa e prestação de serviços à sociedade.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem