agencia

Notícias

Atualizado em 26/04/2017 às 18h06

Prefeitura promove ação em comemoração ao mês do Livro Infantil no Hospital da Criança

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura realiza ação em comemoração ao dia do Livro Infantil no Hospital da CriançaUm momento de alegria para dezenas de crianças em tratamento e internação no Hospital Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança), nesta  quarta-feira (26). Elas curtiram uma animada programação que contou com presença de personagens da literatura infantil, contação de histórias e mais uma série de atividades lúdicas. A ação especial integra as atividades da Semana do Livro Infantil, iniciativa da Prefeitura de São Luís coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). As comemorações são alusivas aos dias Nacional  e Internacional do Livro Infantil.

Todas as atividades foram realizadas no espaço da brinquedoteca da unidade de saúde. As crianças foram chegando aos poucos e logo o espaço estava ocupado. Das mais pequeninas às maiores, elas se encantaram com o cenário todo decorado fazendo referência à literatura infantil. No primeiro momento, contadores apresentaram às crianças a história do livro infantil, passando pela obra do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de obras clássicas como 'O Patinho Feio' e 'Soldadinho de Chumbo'; e Do ícone do livro infantil brasileiro, Monteiro Lobato.

O secretário municipal de cultura, Marlon Botão, participou do momento e destacou a expansão das ações culturais para vários pontos da cidade. "Por orientação do prefeito Edivaldo estamos levando a cultura onde as pessoas estão, tornando-a acessível para todos. Este projeto é de suma importância para dar oportunidade a estas crianças de participar e viver a cultura, em especial por ser uma forma de incentivar a leitura e contribuir para formação de cidadãos leitores. É uma forma de estender o trabalho formativo já realizado na Biblioteca diariamente, reforçando que a secretaria de cultura está preocupada em valorizar a cultura em todas as suas instâncias", disse o secretário.

A criançada acompanhou encenação do conto 'Os Três Porquinhos' e puderam participar interagindo com a mediadora. O projeto é executado anualmente na unidade, sempre no mês comemorativo ao livro, reforçando a importância da leitura desde os primeiros anos da infância, destaca a diretora do hospital, Maria Bernadete Carneiro. "Todo ano proporcionamos esse momento de diversão para as crianças, para que possam se distrair, se divertir e também, para contribuir com sua rápida recuperação. É a oportunidade para apresentar o mundo mágico dos livros a elas", enfatizou a gestora.

PERSONAGENS

Os personagens clássicos das obras de Monteiro Lobato também foram destaque no evento e coroaram o momento literário de contação de histórias. As crianças vibraram com a participação da boneca Emília e do Visconde de Sabugosa, ambos personagens do 'Sítio do Picapau Amarelo', uma das obras mais conhecidas, produzidas e reproduzidas de Monteiro Lobato e que povoam o imaginário de milhares de crianças.

A dona de casa Maria de Fátima Campos estava com o filho Luís Fernando, de seis anos, acompanhando a programação. Ela é de Morros e está com o filho internado há dois meses para tratamento de saúde. Para ela, o evento trouxe uma esperança de dias melhores. "Eu quero que meu filho se recupere logo e participar desta atividade é muito bom porque ele vai ficar mais alegre, mais feliz", disse ela. Para o garoto, a oportunidade de conhecer mais perto o mundo dos livros foi emocionante. "Eu fiquei feliz. Nunca tinha visto nada assim. Gostei muito, de tudo", disse o menino.

A dona de casa Karliane da Silva Gomes, 24 anos, levou a pequena Débora, de um ano e meio, para assistir ás apresentações. "Ela gosta demais deste espaço aqui e toda vez venho com ela para brincar. Hoje, não tinha como não estar aqui. Ela gosta muito de historinha e de desenhos", disse ela, que está há 26 dias com a filha no hospital.

Outro momento especial para as crianças veio com a encenação prá lá de animada da 'Tia Chiquita', que brincou, dançou, interagiu e contou diversas histórias. A escritora, poetisa e cordelista, Raimunda Frazão, também enriqueceu o momento lúdico. Por meio do cordel, ela apresentou às crianças a importância dos alimentos e seus nutrientes e após, promoveu uma roda de conversas com a meninada.

HOMENAGEM

O dia 2 de abril é dedicado internacionalmente ao livro infantil pela data de nascimento do escritor Hans Christian Andersen e o dia 18 por ser aniversário de Monteiro Lobato. Considerado o primeiro autor a adaptar fábulas para a linguagem do livro infantil, Andersen é autor de obras mundialmente consagradas, como 'O Patinho Feio', 'Soldadinho de Chumbo', 'A Pequena Sereia', entre outros.

No dia 18 de abril comemora-se nacionalmente o Dia do Livro Infantil em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato. O escritor foi o primeiro a perceber a necessidade de inserir elementos da cultura nacional nas histórias para as crianças e é considerado um dos precursores da literatura paradidática. É criador do 'Sítio do Pica Pau Amarelo', uma das obras mais famosas e eternizadas da literatura nacional.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem