agencia

Notícias

Atualizado em 04/05/2017 às 17h29

Turismo no polo São Luís é discutido em evento apoiado pela Prefeitura

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Turismo no polo São Luís é discutido em evento apoiado pela PrefeituraAs ações desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), para estimular a vinda de visitantes para a capital foram apresentadas nesta quinta-feira (4), em evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA). O seminário "Pensamento Estratégico do Polo Turístico São Luís" ocorreu na sede da entidade, no bairro Jaracati, e teve a participação de representantes do Ministério do Turismo, Governo do Estado e dos municípios da Região Metropolitana.

Representando o prefeito Edivaldo, a titular da Setur, Socorro Araújo, mostrou algumas das principais atividades realizadas pela secretaria neste ano, como a promoção pioneira do destino no Mercado Municipal de São Paulo e a participação na 5ª edição da World Travel Market Latin America (WTM), considerada a maior feira do setor de viagens e turismo da América Latina, em abril.

"Estamos precisando discutir, pensar e agir conjuntamente. Por mais que a Prefeitura faça o seu papel, e tem feito, se não nos unirmos, não vamos conseguir impulsionar o turismo no polo São Luís. Aqui é o momento de discutir e encontrar as saídas que precisamos", afirmou Socorro Araújo. A secretária aproveitou a ocasião e adiantou que neste mês, de 25 a 27, uma nova ação da gestão do prefeito Edivaldo será promovida na capital paulista, em feira de agências de viagens no Shopping Eldorado.

Outro motivo de comemoração para a Ilha foi lembrado pelo coordenador-geral de produtos turísticos do Ministério do Turismo (MTur), Cristiano Araújo. São Luís foi uma das cinco cidades brasileiras pré-selecionada em edital de festejos juninos promovido pelo Governo Federal. O resultado final deverá ser divulgado na próxima semana.

Se aprovada, a capital será contemplada com ações como press trips – visitas de jornalistas e influenciadores digitais aos destinos -, encontro de negócios, inclusão da festa no Calendário de Eventos Juninos, transmissão ao vivo nas redes sociais do MTur, divulgação dos destinos e cobertura jornalística dos festejos.

"São Luís é um difusor das boas práticas e leva para todo o Maranhão a sua contribuição. Acreditamos que esse trabalho realizado neste seminário pode fazer toda a diferença no setor turístico, e o Sebrae entra como órgão apoiador e, junto ao poder público, estamos aqui para contribuir", disse o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

DISCUSSÕES

O seminário, promovido pelo Sebrae-MA, abrangeu quatro eixos temáticos: Promoção e Experiência, Infraestrutura, Sazonalidade e Capacitação. Cada um foi dividido em subtemas, como roteiros integrados, identidade do Carnaval de São Luís, infraestrutura para o Polo São Luís, eventos e outras estratégias, cultura da cooperação, associativismo e educação para o turismo.

Ao final do evento foi elaborada a "Carta de São Luís", a ser entregue pelo Sebrae ao poder público e autoridades ligadas ao trade turístico do Maranhão, com intuito de conduzir a realização das ações com as instituições parceiras do desenvolvimento do turismo no Polo São Luís.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem