agencia

Notícias

Atualizado em 09/05/2017 às 13h48

Prefeitura oferece aulas de Flauta Doce para estudantes da rede municipal

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura oferece aulas de Flauta Doce para estudantes da rede municipalA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inicia nesta quarta-feira (10), as aulas do Curso Básico Infantil de Flauta Doce. As aulas estão acontecendo no Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação (NEECAHS), localizado no centro da cidade. São duas turmas, uma no turno matutino e outra no vespertino – cada uma com 20 estudantes. As aulas acontecerão duas vezes por semana.

Os 40 cursistas da são estudantes do Ensino Fundamental das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) da rede, com faixa etária entre 7 e 14 anos. "Promover uma educação integral de qualidade, que ofereça um aprendizado diferenciado, é meta da gestão do Prefeito Edivaldo, que tem investido em projetos e programas que valorizem a cultura e as artes para um desenvolvimento mais rápido e saudável dos nossos estudantes", assinala o secretário de Educação, Moacir Feitosa. O curso de Flauta Doce tem duração de três anos e poderão ser formadas novas turmas, conforme a demanda.

A coordenadora do curso, Zélia Matias, mestre em Educação Musical e doutoranda em Ciências da Educação, explica que o Curso Básico Infantil de Flauta Doce consta de aulas teóricas e práticas, com a utilização de vídeos e outras ferramentas que estimulem o aprendizado. Além de aulas sobre leitura e percepção musical, os alunos também terão aulas de expressão corporal, trabalhando a coordenação motora, a postura e a respiração.

Segundo Zélia Matias, a música é comprovadamente um instrumento para um aprendizado mais dinâmico. "Por meio da música se trabalha a psicomotricidade, a disciplina, a percepção, a atenção e toda a área comportamental da criança. A música ensina até a pensar de forma rápida. É o desenvolvimento da inteligência musical", observa a mestre em Educação Musical.

AULAS

Antes do início das aulas, a professora Zélia Matias recebeu, nesta segunda (8), pais e estudantes do curso de Flauta Doce para um bate papo. Entre os alunos estavam Ana Sophia Martins Costa, de 8 anos, da U.E.B. Newton Neves (Vila Palmeira). "Disse pra minha mãe que queria fazer o curso, pois sei que vou aprender diversas coisas novas. Quero também aprender bateria, piano e guitarra", diz Ana Sophia.

A tecnóloga em alimentos, Josilene Martins Costa, mãe de Ana Sophia, agradece pela oportunidade e se diz muito feliz. "Estou apoiando minha filha, pois ela adora cantar e faço o que está ao meu alcance para vê-la feliz. Se para ela é importante, pra mim também é. Além do mais, a música é boa para o desenvolvimento de uma forma em geral e até mesmo para a saúde", destaca Josilene.

O aluno Roberto Ayala Ferreira Teixeira, 7 anos, da U.E.B. Miguel Lins (Alemanha), está ansioso pelo início das aulas. "Quero aprender música pra ser famoso, tocar e fazer muitos shows. Gosto de samba, forró e funk e creio que um dia vou fazer minhas próprias músicas e me divertir muito", planeja Roberto Ayala.

A mãe de Roberto, Anuska Pinheiro Ferreira, promotora de vendas, diz que além de fortalecer o aprendizado, a música "tira crianças e adolescentes de caminhos ruins".

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem