agencia

Notícias

Atualizado em 09/05/2017 às 17h41

Prefeitura de São Luís realiza programação alusiva ao "Maio Amarelo"

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Conscientizar a sociedade para a prudência no trânsito pela preservação da vida é o mote do movimento internacional "Maio Amarelo". A edição deste ano trabalha o tema 'Minha escolha faz a diferença', escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Durante todo o mês, a Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado, promove ciclo de palestras e um conjunto de atividades para sensibilizar a população sobre o assunto. 

O secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, reforça a importância de manter uma conduta correta no trânsito. "Sendo prudentes e respeitando as normas, estamos contribuindo para um trânsito menos violento. As ações da campanha foram pensadas para alertar o cidadão e disseminar uma conduta mais responsável no trânsito", enfatiza o titular da SMTT.

Atitudes simples podem prevenir e impedir acidentes corriqueiros, enfatiza Canindé Barros. "As pessoas não têm a dimensão do grande risco dos atos imprudentes. Um segundo de distração pode causar um dano de grandes proporções. Esta campanha tem por objetivo intensificar as ações educativas que já são realizadas no cronograma e alcançar ainda mais pessoas, tanto condutores, quanto pedestres", reforçou o secretário.

Na programação, palestras educativas em empresas e escolas públicas e privadas, oficinas com foco na pessoa idosa e rodas de conversa com representantes de instituições de trânsito. Um dos pontos altos do cronograma é uma série de atividades lúdicas com o projeto 'Joca nas Escolas'. O ciclo de ações vai ser coordenado pelo setor de Educação para o Trânsito da SMTT e inclui ainda debate com o público orientando sobre condutas devidas no trânsito.

"Acreditamos que a educação no trânsito pode salvar vidas e que as pessoas conscientes de suas responsabilidades e obedientes às leis contribuem para redução dos acidentes", enfatizou a coordenadora de Educação para o Trânsito, Ana Lea Aranha de Carvalho.

A programação incluirá também a estudos e planejamento sobre o trânsito da capital, visando prevenir acidentes. Ano passado, a campanha realizou em São Luís 31 blitzen de fiscalização, sendo 12 delas com foco na Lei Seca.

PROGRAMAÇÃO

As palestras serão desenvolvidas nas escolas e outras instituições públicas e privadas. O mascote Joca e técnicos da área abordarão o assunto de forma lúdicae a programação terá também apoio da Policia Militar e Corpo de Bombeiros. Blitzen educativas com o tema 'Mães cangurus' e 'Lei Seca', acontecerão nos terminais e avenidas de maior fluxo e pontos críticos de acidentes.

A programação da SMTT encerra dia 31, com uma roda de conversa sobre 'Cenário do trânsito em São Luís', com a contextualização das estatísticas do trânsito. Integram as atividades representantes das secretarias municipais de Trânsito e Transporte, com participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e órgãos da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) e membros dos grupos Vida no Trânsito e SOS Vida.

CONSCIENTIZAÇÃO

O Movimento Maio Amarelo foi lançado em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu o período entre 2011 a 2020 como a década de ações para a segurança no trânsito. A campanha tem o objetivo de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Durante este mês, prédios públicos, monumentos históricos e pontos turísticos de todo o mundo recebem iluminação especial alusiva ao tema. A Prefeitura de São Luís apoia e participa do movimento e, para chamar a atenção da sociedade para a temática, iluminou na cor amarela prédios e monumentos da capital, a exemplo do Palácio La Ravardière, Palácio dos Leões, Casa do Maranhão e a ponte Bandeira Tribuzi, que ganharam iluminação nesta cor desde a semana passada.