agencia

Notícias

Atualizado em 10/05/2017 às 15h44

Artesanato maranhense é tema de roda de conversa na Galeria Trapiche

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

São Luís é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e recebe anualmente turistas de várias partes do mundo interessados em conhecer seus casarões históricos, artesanato, música, culinária e outros atrativos. Como forma de valorizar esta cultura local, a Prefeitura de São Luís realiza a "Pequena conversa sobre artesanato" nesta quinta-feira (11), às 15h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo. A roda de conversa é aberta ao público e será ministrada pelo artista plástico Binho Dushinka que abordará sobre os tipos de artesanatos, linguagens, história, mercado e afins.

"Esta é uma oportunidade tanto para turistas quanto para os ludovicenses de conhecerem sobre o artesanato local e se familiarizarem sobre este importante meio de cultura de nossa cidade. A galeria, como um equipamento público de cultura, traz essa discussão de caráter formativo, que irá abordar também sobre o mercado em São Luís e como utilizar este artesanato para fortalecer a economia e cultura local", destacou a diretora da Galeria Trapiche, Camila Grimaldi.

O artista plástico Binho Dushinka explica o objetivo da ação. "Este primeiro momento será uma roda inicial sobre o tema, a ideia é que façamos outras conversas entorno do artesanato para aprofundar mais as discussões. Nesta iremos fazer esclarecimentos sobre o artesanato, legislação, mercado de trabalho, além de despertar no público uma provocação sobre os rumos do artesanato maranhense", adianta o artista que realiza pesquisas há alguns anos no campo do artesanato.

PERFIL

É artista plástico, conservador e restaurador. Estudou no Centro de Artes Japiaçu (CAJ). Ministrou por 18 anos aulas de desenho, pintura, escultura e anatomia em artes no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. Atualmente, optou por não ministrar mais cursos e se dedica a suas produções e realização de exposições individuais, chegando este ano a 11 edições.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem