agencia

Notícias

Atualizado em 12/05/2017 às 14h44

"Todos por São Luís" promove edição especial do Dia das mães no Hospital da Mulher

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís realiza neste sábado (13), em parceria com o Governo do Estado, edição especial do programa "Todos por São Luís" no Hospital Municipal da Mulher, no bairro Anjo da Guarda, em homenagem ao Dia das Mães. Esta é a quadragésima quarta vez que o programa acontece desde que foi iniciado na primeira gestão do prefeito Edivaldo. Em dezembro do ano passado, foi constituído como parte da política de promoção social permanente da administração municipal, após aprovação de mensagem do Executivo pela Câmara dos Vereadores de São Luís.

O programa consiste na aproximação entre os serviços públicos oferecidos pelo município à população. O "Todos por São Luís" já percorreu mais de 100 bairros da cidade com ofertas de serviços e realização de oficinas desenvolvidas na semana que antecede a culminância do programa, sempre aos sábados.

Esta é a segundo vez que a Prefeitura leva o programa para o Hospital da Mulher. No ano passado, no mesmo local, ocorreu a edição alusiva ao Dia da Mulher. Como na primeira vez, a ênfase do programa será nos serviços de atendimento à saúde feminina. "Além do atendimento nas dependências do Hospital da Mulher teremos o apoio dos dois caminhões da saúde da mulher, da Secretaria de Estado da Mulher, parceria da Prefeitura neste programa", afirmou o coordenador técnico do programa, Arivaldo Martins.

ATENDIMENTO

O atendimento nas unidades móveis e no hospital será reforçado por equipes de ginecologista deslocadas pela Secretaria Municipal de Saúde especialmente para atendimento ao público da região do Itaqui-Bacanga, principalmente moradores do entorno do hospital.

Além das consultas especializadas, haverá atendimento odontológico com serviços de restauração, entre outros, também realizados em unidade móvel. Nas carretas da Mulher, ao mesmo tempo em que serão atendidas com consultas médias, as mulheres poderão participar de palestras sobre saúde e cidadania, abordando temas como violência doméstica contra mulher, ministradas por profissionais do quadro técnico da Coordenadoria Municipal da Mulher.

PROGRAMAÇÃO

Após o café da manhã oferecido às mães, a abertura da programação do "Todos por São Luís" será com um aulão de zumba promovido pela Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), intermitente das 8h às 14h, horário em que acontece o "Todos por São Luís" no Anjo da Guarda.

Várias oficinas serão oferecidas em tendas montadas no pátio do hospital. Somente a Secretaria Municipal de Educação está oferecendo seis oficinas. Entre as atividades, a coordenação do programa abriu vagas para a de origami.