agencia

Notícias

Atualizado em 15/05/2017 às 16h26

Dia das Mães é comemorado nas escolas da rede municipal de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Dia das Mães é comemorado nas escolas da rede municipal de São LuísEm comemoração ao Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, estudantes das escolas municipais de São Luís homenagearam as mães - bem como outras pessoas que desempenham este papel, como avós, tias e pais - com uma programação especial. As escolas realizaram diversas atividades para celebrar a data, com apresentações dos estudantes para as famílias.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, ressaltou a importância de cultivar os momentos felizes ao lado da família nas datas comemorativas dentro da escola. "A aproximação da família no ambiente escolar reflete na evolução da criança. O amor de mãe aborda valores essenciais à vida humana e ressalta a sua importância na vida de todos os filhos", destacou o titular da Semed.

Na Unidade de Educação Básica (U.E.B) Justo Jansen, Centro, a homenagem ressaltou a importância da figura materna na vida da família. "Estamos muitos felizes por realizar esta programação para as mães das nossas crianças. Foram dias de ensaios com os professores, utilizando diversos recursos pedagógicos, as temáticas relativas à data em sala de aula: textos, poemas, músicas e teatro. As crianças adoram participar e as famílias, no final, ficam bastante emocionadas", disse a professora Soraya de Fátima Nunes Pinheiro, gestora da U.E.B. Justo Jansen.

A programação na escola contou com apresentação dos alunos e ainda lanches e distribuição de lembrancinhas. O coral Os Pequerruchos e bailarinas iniciaram as apresentações. A professora do 1º ano Aline Santos, homenageou as mães com o espetáculo "Um dia tão lindo".

Hemilly Farias Soares, 10 anos, participou da celebração como bailarina. "Amo dançar e estou muito feliz porque estou dançando para homenagear a minha mãe e as mães dos meus colegas", disse. As crianças ainda cantaram a música "Fico assim sem você" e recitaram poemas para as mamães.

EMOÇÃO

Os meninos, Layan William Mendes Pinheiro, 9 anos e Pedro Emanuel Cardoso Costa, 9 anos, estudantes do 4 º ano, aproveitaram a oportunidade para homenagear suas mães com depoimentos emocionantes de amor e carinho por elas. "Devemos amar muito a nossa mãe e dizer sempre que possível que a amamos, pois amanhã elas podem não estar mais com a gente" falou Layan William. O Pedro contou que às vezes a mãe precisa ser chata, mas é para o bem do filho. "A gente não gosta quando a mãe briga, por várias vezes não gostamos, mas tudo que ela faz é por amor. Temos que respeitar elas e sempre ser obedientes", disse.

Lauiane Costa Mendes Pinheiro, mãe de Layan William, emocionada parabenizou a iniciativa da escola de promover a homenagem. "A escola está de parabéns. Envolver as crianças e mães num momento tão especial é fundamental para relembrarmos os valores que nos fazem pessoas melhores no mundo em que vivemos. E as mães, peças chave no processo de educação dos filhos, merecem um momento especial dedicado a elas", completou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem