agencia

Notícias

Atualizado em 16/05/2017 às 14h40

Prefeitura segue com ações de dedetização e limpeza em mercados municipais

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura segue com ações de dedetização e limpeza em mercados municipaisCom o objetivo de assegurar a saúde dos comerciantes e clientes que frequentam os mercados municipais e garantir a segurança alimentar dos produtos comercializados nesses locais, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), está realizando ações de dedetização nestes espaços. Esta semana foi a vez do mercado do João Paulo receber a ação.

O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, garante que a dedetização será um trabalho contínuo nos equipamentos públicos de comercialização de alimentos da capital. "O prefeito Edivaldo entende a necessidade de oferecer um local bem estruturado e com a higiene adequada. Os produtos utilizados na dedetização são próprios para áreas que armazenam alimentos, existe todo um cuidado com o bem estar dos permissionários e consumidores. Essa ação trará muitos benefícios para a população", afirma o secretário.

Todos os equipamentos públicos de comercialização de alimentos da capital passarão por um processo de dedetização e controle de pragas. O cronograma começou no Mercado Central e posteriormente será realizado nos mercados municipais do Bairro de Fátima, Cohab, Praia Grande e demais mercados. O serviço de controle e erradicação de pragas é feito de acordo com critérios de segurança estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para o supervisor do mercado do João Paulo, Edmilson Pereira Lindoso, que há 35 anos trabalha na área, essa ação é importante pois melhora as condições de trabalho dos permissionários. "Nós temos 550 boxes e bancas em todo o mercado do João Paulo, que funciona todos os dias e abastece boa parte da cidade. Essa ação de dedetização evita a possível transmissão de doenças, aumentando as vendas e lucro dos trabalhadores, pois gera maior confiança dos clientes", destaca Edmilson Lindoso.

Para reforçar a limpeza em feiras e mercados, contêineres e lixeiras são disponibilizados para coleta de resíduos, recolhidos diariamente. A medida é acompanhada por um trabalho de orientação sobre cuidados com a saúde e uso permanente de equipamento de proteção individual (EPIs). Semanalmente, a Semapa também faz a lavagem dos corredores e instalações dos mercados com produtos de limpeza adequados para áreas de comércio.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem