agencia

Notícias

Atualizado em 25/05/2017 às 14h37

São Luís entre as 15 cidades do Nordeste preferidas pelos turistas, aponta site Expedia

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

São Luís entre as 15 cidades do Nordeste preferidas pelos turistas, aponta site ExpediaAs belezas naturais, casarões históricos, a cultura e a gastronomia são atrativos que colocam São Luís entre as 15 cidades do Nordeste favoritas dos turistas brasileiros. O ranking foi elaborado e divulgado pelo site Expedia Brasil  empresa especializada em turismo, que levou em consideração o alto índice de satisfação dos usuários certificados pelo site. Belas igrejas, museus, praças, palácios, centros culturais e praias tornam a cidade atraente para turistas de todas as idades.

O site apresenta São Luís como "a dona do maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina, de 3.500 belas construções em seu charmoso centro histórico". Ele aponta ainda a mistura da cultura nordestina, com a excentricidade da região Norte, como outra marca forte nos costumes e tradições da cidade.

Atrativos não faltam para que chega à Ilha do Amor, como São Luís também é conhecida. A cidade tem grandes manifestações culturais como bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá, lendas e mistérios. O passeio por becos e pelo Centro Histórico leva os visitantes a mergulhar na história da capital que é Patrimônio da Humanidade.

Igrejas como a da Sé, que se destaca pelo retábulo em talha dourada no altar-mor; do Carmo, em estilo barroco; e dos Remédios são locais que fazem parte do roteiro de passeio dos turistas. Museus, praças, centros culturais são outros atrativos que se somam aos 32 quilômetros de praias da cidade que abriga o segundo teatro mais antigo do Brasil, o Artur Azevedo.

A capital é conhecida ainda por Atenas Brasileira em razão do grande número de escritores locais como Gonçalves Dias, Aluísio Azevedo, Ferreira Gullar e Nauro Machado, só para citar alguns. Em São Luís foi editada a primeira Gramática do Brasil, por Sotero dos Reis, jornalista, poeta e escritor do século XIX.

A piauiense Cida Fernandes disse que perdeu as contas das vezes que visitou São Luís. "Quando penso em viajar meu primeiro destino é São Luís. Sou apaixonada pela a magia do Centro Histórico. Aqui a cultura e a história estão em todas as partes eu me sinto muito bem aqui, sem falar as praias que eu adoro", disse.

"São Luís é uma cidade alegre, histórica. É a Capital Brasileira do Reggae, que dá um toque todo especial à musicalidade maranhense além de termos uma grande diversidade cultural, de festas, manifestações e representações culturais na capital. Os turistas que visitam São Luís quase sempre dizem que querem voltar", destacou a secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo.

DIVULGAÇÃO

A titular da Setur lembrou que nos últimos anos, a gestão do prefeito Edivaldo tem investido forte na divulgação da cidade como destino turístico em eventos nacionais e internacionais. A promoção é feita em feiras para operadores e agentes de viagens e em espaços de divulgação como o que está ocorrendo esta semana no Shopping Eldorado em São Paulo onde a capital está sendo apresentada como portão de entrada do Maranhão.

Como atrativo para os turistas a Prefeitura de São Luís também promove os Saraus Históricos que leva música e poesia às praças para que os turistas conheçam sobre a literatura e os maranhenses desenvolvam o sentimento de pertencimento da cidade. "Nós também temos passeio náuticos onde a cidade é vista através do mar. Temos um outro olhar do Centro Histórico, um olhar através do mar que vai contornando a cidade daí você ver um pôr do sol belíssimo que só em São Luís nós temos", contou a secretária.

O casal de namorados Carolina Mendonça e Cainan Mateus Lopes, da cidade de Divinópolis, Minas Gerais, também já estiveram outras vezes em São Luís e contaram que sempre que voltam gostam mais. "Aqui a gente tem um litoral belíssimo, o Centro Histórico que também gostamos muito e ainda um comida muito boa", disse Carolina Mendonça. "Eu acho conheço outras cidades do nordeste, como Natal, Recife, Ceará e para mim o grande diferencial é exatamente os seus casarões e todas as suas histórias.

Também de Minas, o médico veterinário João Epharaim Ferreira, disse que está há três dias em São Luís e volta para sua terra natal ainda esta semana, mas a vontade é de ficar mais um pouco. "Gostei muito da cidade, praias, acervo histórico, palácios. Vou voltar", disse. Ao ser questionado se recomendaria a visita a São Luís ele respondeu imediatamente: sim!.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem