agencia

Notícias

Atualizado em 31/05/2017 às 15h05

Prefeitura prossegue com preparativos para a Conferência Municipal de Saúde

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Com o objetivo de incluir os diversos segmentos sociais no debate sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, vem realizando pré-conferências com vistas à Conferência Municipal de Saúde que ocorrerá dia 19 de junho. Na terça- feira (30), o evento foi no auditório do Centro Educacional São José Operário, na Cidade Operária, que compõe o distrito Tirirical. A próxima pré-conferência acontecerá quinta-feira (1º), a partir das 8h, no auditório do Instituto Florence (Rua Rio Branco), reunindo os distritos Centro e Bequimão.

A abertura da pré-conferência do distrito Tirirical foi feita pela secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, que destacou a importância da participação conjunta dos gestores da área de saúde e da comunidade na construção das melhorias que o SUS precisa. "O Sistema Único de Saúde avançou e avançará mais ainda com a participação popular. Os desafios são grandes, especialmente, no momento em que a demanda na rede pública vem aumentando devido ao desemprego e ao fato de que muitas pessoas deixaram de ter planos de saúde privados", disse.

A secretária ressaltou alguns resultados dos investimentos da Prefeitura na melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população, como a reestruturação dos espaços físicos das unidades de saúde e informatização de quase todas elas; a inserção de alguns profissionais especializados no programa Saúde da Família, como psicólogo, nutricionista, educador físico, e fisioterapeuta; além dos serviços da Rede Cegonha, que assegura à mulher assistência desde o pré-natal até o parto.

Os debates contaram com as presenças de superintendentes da Semus, integrantes de conselhos comunitários do polo que sediou o encontro, diretores de unidades do Distrito e membros de outros segmentos da comunidade local, além da superintendente de Atenção Primária da Secretária de Estado da Saúde, Silvia Viana.

A pré-conferência encerrou com a indicação dos delegados que levarão as demandas da localidade à Conferência Municipal de Saúde, contribuindo para a formulação das propostas a serem encaminhadas ao Plano Plurianual (PPA2018-202)1 e Plano Municipal de Saúde.