agencia

Notícias

Atualizado em 03/06/2017 às 12h48

Prefeitura de São Luis realiza entrega dos cartões do Programa Bolsa Escola do Governo na Zona Rural

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luis realiza entrega dos cartões do Programa Bolsa Escola do Governo na Zona Rural

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), realizou neste sábado ( 03), a entrega dos cartões do Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família), do Governo do Estado do Maranhão. Foram beneficiadas na entrega as famílias da Zona Rural de São Luís, que incluem os bairros Pedrinhas, Estiva, Maracanã, Vila Sarney, Vila Esperança, Vila Itamar, Tibiri, Vila República, Quebra Pote, Jacamim, Coqueiro, Vila Samara e demais bairros do entorno.

A titular da Semcas, Andreia Launde, destacou empenho da Prefeitura em garantir estratégias que facilitassem aos beneficiários recebimento do cartão. " Realizamos em São Luís, três mutirões de entrega dos cartões, um momento em parceria com o Governo do Estado e como município demos continuidade ao processo com mais duas entregas. Todas as estratégias foram pensadas em facilitar aos usuários o acesso ao benefício, principalmente aqueles que moram nas localidades mais distantes", explicou, Andreia.

A facilidade e praticidade na entrega dos cartões foram uma dos pontos que mais chamaram atenção dos moradores da Zona Rural. Para as donas de casa, Francisca dos Santos e Luiza Pires, não ter de se deslocar até o centro da cidade para receber o cartão é uma economia de tempo e dinheiro. "É muito bom poder receber esse benefício aqui perto de casa, uma viagem ao centro da cidade é bem desgastante, são mais de duas conduções e toma o dia inteiro", disse Francisca.

Já para Luiza a maior dificuldade seria com quem deixar os dois filhos. "Meu marido trabalha o dia inteiro e eu tenho que ficar tomando conta da casa e das crianças. Para ir buscar o cartão longe, seria muito difícil, fora o gasto de passagem, não tinha com quem deixar meus filhos. Vir buscar o cartão aqui perto, dentro da própria comunidade, facilitou demais a minha vida, o atendimento foi rápido, sem tumulto e fui muito bem tratada e recebida", afirmou a dona de casa.

PRAZO

A Semcas ainda realizou no último sábado (27), no Ação Global, a primeira entrega dos cartões para as famílias da região Itaqui Bacanga e entorno. Os demais beneficiários que não participaram desses dois momentos, devem procurar a sede da Semcas, na Avenida Vitorino Freire, Edifício Cesário, 29, das 7h às 18h, a partir do dia 6 de junho para recebimento do cartão. O prazo final para a entrega vai até o dia 30 de junho. Para o usuário confirmar se é beneficiário, deve procurar o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da sua região.

Em São Luís, 45.674 famílias serão beneficiadas pelo programa em 2017, sendo que 16 mil estão recebendo pela primeira vez o benefício. O Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família) foi criado pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) para beneficiar estudantes de escola pública, de 4 a 17 anos, provenientes de famílias em vulnerabilidade social, com a transferência de renda para aquisição exclusiva de material escolar.

                  Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem