agencia

Notícias

Atualizado em 05/06/2017 às 17h26

Prefeitura oferece programação de cursos de alimentação saudável para crianças e adolescentes

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura oferece programação de cursos de alimentação saudávelFormação e informação sobre alimentação adequada e cuidados com a saúde no cronograma de cursos e oficinas oferecidos pela Prefeitura de São Luís. Neste mês de junho, dentre as atividades, ações de conteúdo específico para o público infantil e adolescente. A programação é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) e terá eventos de 9 a 26 deste mês.

Todo ano, a secretaria elabora seu cronograma de capacitações e palestras, que integra o Eixo Educativo. "São cursos com grande demanda e atendendo às solicitações das comunidades que nos procuram. Em geral, são bastante procurados com turmas sempre preenchidas", enfatiza a titular da Semsa, Fatima Ribeiro.

Nesta sexta (9), um momento para a criançada aprender, na prática e na teoria, como adotar uma alimentação mais adequada na oficina Chefs Mirins. A meninada vai, literalmente, por a mão na massa na produção de receitas nutritivas com variados tipos de frutas. Ainda na oficina informações sobre as frutas, seu poder nutricional, formas de consumo, ideias de receitas e noções de preparo com a higiene adequada no manuseio.

No encerramento, as crianças preparam uma salada de frutas e recebem uma cartilha educativa com linguagem adaptada ao público infantil contendo dicas sobre o tema. "As crianças gostam bastante e participam com sugestões e questionamentos. Vemos o real interesse delas em aprender sobre alimentação mais saudável e querer levar esses conhecimentos para suas famílias", destacou a nutricionista que coordenará o curso, Valéria Moraes.

A nutricionista enfatiza ainda que a alimentação adequada nesta faixa etária contribui de forma decisiva no desenvolvimento físico-cognitivo da criança, além de prevenir e até somar no tratamento de doenças. A oficina é realizada em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes). A instituição se responsabiliza pelo material utilizado na oficina. A oficina será no prédio do Instituto Santa Luzia, na Cidade Olímpica, a partir das 9h.

CAPACITAÇÃO E CONHECIMENTO

Integrando a grade de capacitações, a Prefeitura realiza palestras com foco na saúde e alimentação. "São palestras que têm a teoria reforçada e caráter interativo, nas quais o público costuma interagir, por se tratar de temas que dizem respeito à própria saúde. Todas as dúvidas são prontamente sanadas pelos profissionais que ministram as palestras", enfatiza a nutricionista da Semsa, Mariana Ribeiro.

A palestra 'Aproveitamento Integral dos Alimentos' será promovida dia 12, das 15h às 17h, tendo como mote orientações para aproveitar o máximo dos alimentos. A riqueza dos nutrientes de raízes, folhas, talos e até sementes, muitas vezes descartados no preparo de alimentos serão apresentados com todas suas propriedades ao público jovem. "Esse público está consolidando seu gosto alimentar e em grande parte, são levados a consumir os chamados fast food e alimentos pouco saudáveis. Com essa palestra, esperamos incutir em suas mentes a importância de alimentar-se corretamente", avalia Mariana Ribeiro.

Ainda no cronograma de palestras 'A alimentação no diabetes e hipertensão', para orientar sobre o que pode ou não ser consumido por quem sofre com estas doenças e as consequências de uma alimentação inadequada no agravamento destes males, dia 22, das 9h às 11h. E fechando a grade de cursos, dia 23, das 15h às 17h, mais uma edição da oficina Chefs Mirins; e dia 25, a palestra 'Alimentação na Adolescência', das 9h às 11h. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem