agencia

Notícias

Atualizado em 07/06/2017 às 16h31

Guias de turismo discutem melhorias do setor em evento apoiado pela Prefeitura

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Guias de turismo discutem melhorias do setor em evento apoiado pela PrefeituraOs avanços e desafios do setor turístico foram discutidos nesta terça-feira (6) no "Café da Tarde", realizado pelo Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Maranhão (SINDEGTUR-MA) e apoiado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. O evento ocorreu no auditório da Setur e reuniu autoridades das gestões municipal e estadual.

A titular da Setur, Socorro Araújo, apresentou algumas das principais ações de promoção do destino realizadas pela pasta nos últimos meses. Somente em abril, a secretaria participou, em São Paulo, da WTM Latin America, considerada a maior feira do setor de viagens e turismo da América Latina, e promoveu ação pioneira no Mercado Municipal de São Paulo.

Já em maio, participou do Shopping de Viagens Agaxtur, no Shopping Eldorado, também em São Paulo, visitou cinco das mais influentes empresas do setor do turismo do país e promoveu curso de capacitação para cerca de 40 operadores de viagens de São Paulo, São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP) e Porto Alegre (RS).

"Nós, da Prefeitura de São Luís, não estamos trabalhando apenas para trazer cada vez mais turistas para a Ilha. Queremos também que, quando cheguem aqui, esses visitantes se encantem e queiram voltar. Dentro desse contexto, o guia exerce um papel fundamental, pois é ele quem vai apresentar as nossas riquezas culturais, históricas, arquitetônicas e gastronômicas. Precisamos trabalhar de maneira conjunta para que se consiga um resultado positivo em todos os âmbitos", afirmou a secretária Socorro Araújo.

Para o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Hugo Viega, os guias são os agentes mais importantes da atividade turística e, por isso, o Governo do Estado tem investido em treinamentos e capacitações dentro e fora do Maranhão. "A nossa intenção é que os turistas conheçam e vivenciem a nossa cultura da melhor maneira possível", disse.

AVANÇOS

O subprefeito do Centro Histórico de São Luís, Fábio Henrique Carvalho, apresentou alguns avanços conseguidos pela Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado. "As reformas das praças Nauro Machado, da Faustina, do Pescador e Valdelino Cécio e a reordenação urbanística da Praça João Lisboa são alguns dos exemplos do trabalho que está sendo desenvolvido. A quantidade de obras é grande", avaliou.

A secretária municipal de Relações Institucionais, Ana Paula Rodrigues, também apontou desenvolvimento em relação a parceria com países como França, China, Itália e Vietnã. "São iniciativas em que um dos principais focos é trabalhar o turismo. Quando a gente começa a conversar com autoridades de outros países, a primeira pauta é como podemos trabalhar o turismo. Essa cooperação internacional vai ajudar no desenvolvimento de São Luís e do Maranhão", explicou.

Para o presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Maranhão, André Gutemberg, é fundamental que os cerca de 100 guias que atuam no estado tenham conhecimento dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos para melhoria do setor. "É uma oportunidade de nos qualificar, pois aqui estamos ficando cientes do que está sendo feito e o que deverá ser feito. Dessa forma, poderemos repassar para o turista uma informação mais completa", considerou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem