agencia

Notícias

Atualizado em 16/06/2017 às 16h16

Prefeitura dá início às festividades juninas nos equipamentos sociais

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura dá início às festividades juninas nos equipamentos sociaisMuita alegria e animação deram o tom ao início das festividades juninas nos equipamentos sociais da Prefeitura de São Luís, geridos pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). O público atendido pela Casa do Bairro e Abrigo Luz e Vida aproveitaram momentos de alegria e confraternização em uma programação recheada de atrações culturais e brincadeiras típicas de São João. Ao todo serão realizados nove festas alusivas ao período junino nos equipamentos sociais da Semcas.

A titular da pasta, Andreia Lauande, destacou a importância de estimular a difusão da tradição junina maranhense e também o desenvolvimento de habilidades artistas e culturais no público atendido pelos equipamentos sociais. "O São João no Maranhão é uma festa única, que une várias gerações em torno das mais ricas tradições culturais do estado. Realizamos em nossos equipamentos uma programação diversa, que além de levar lazer e descontração, estimula o nosso público a conhecer a própria cultura, assim como desenvolver habilidades artísticas, através da dança, o canto e o teatro", disse Andreia Lauande.

CASA DO BAIRRO

O "arraiá" da Casa do Bairro movimentou a comunidade do bairro Desterro, que participou de uma festa regada a forró, quadrilha, bumba meu boi e desfile das rainhas, reis, princesas e príncipes caipiras. Além das atrações culturais protagonizadas pelas crianças, adolescentes e idosos atendidos pela Casa, brincadeiras e comidas típicas do período junino fizeram parte da festa.

Ninguém ficou parado e uma das pessoas mais animadas era Darcy Ribeiro, 78 anos, mais conhecida como Dona Dadá. Ela aproveitou o momento para dançar e relembrar as tradições do São João. "Um dos maiores prazeres da minha vida é a dança, ainda mais nesse período maravilhoso, onde escutamos muito aquele forró de raiz, o bumba meu boi, tudo muito gostoso de bailar", afirmou com entusiasmo.

Já para a dona de casa e moradora do Desterro, Maria do Socorro, 43 anos, a festa realizada na Casa do Bairro resgata o festejo junino brincado nas ruas e abraçado por toda a comunidade. "Uma festa linda, sem dúvidas. As pessoas puderam sair de suas casas para aproveitar um ambiente saudável, com segurança, resgatando os valores comunitários através das brincadeiras juninas", disse a dona de casa.

ABRIGO LUZ E VIDA

"Ô lá vai boi meu boi brejeiro, com senhor São João na frente. Para vencer qualquer batalha e dar combate ao valente". No abrigo Luz e Vida, o Boi Brejeiro, que é o bumba meu boi adaptado para o palco, foi o ponto alto das festividades. Com cantos e versos, os adolescentes atendidos pelo equipamento social, envolveram o público presente, que se divertiu com a história de Catirina e Pai Francisco.

Para o adolescente, S. S. P., 16 anos, que interpretou Catirina na adaptação, participar da brincadeira, foi mais uma oportunidade de explorar seus talentos, através da dança e teatro. "Foi uma experiência maravilhosa, eu gosto muito de danças e vivenciar esse período junino é muito bom, principalmente porque me lembro da época em que vivia no interior e fazia parte do Boi da Matinha", explicou o adolescente.

Além do Boi Brejeiro, também fizeram parte da programação junina do Abrigo, apresentações da Companhia Barrica e dança do coco e carimbó com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Convivência da Vila Luizão.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem