agencia

Notícias

Atualizado em 26/06/2017 às 16h52

Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social se reuniu para discutir Plano Plurianual

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social se reúne para discutir Plano PlurianualOs membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdes) se reuniram nesta terça-feira (27), na sede da Associação Comercial do Maranhão (ACM), no Centro Histórico. A pauta da reunião foi a definição de estratégias de ações do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2018-2021.

Na ocasião, foram apresentadas as diretrizes, linhas de trabalho e prioridades do PPA. Além de debater os pontos do PPA, durante o encontro foram formatados meios para consolidar as ações da gestão municipal que já estão curso.

"A prioridade é concluir o que está iniciado, que de fato, é o mais importante e necessário. Vamos discutir também soluções para problemas que tenham surgido no decorrer dos processos de gestão. A ideia é promover uma abordagem mais adequada para estes casos, a fim de solucioná-los com mais brevidade", enfatizou o secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo.

O secretário disse que a contribuição dos membros para a elaboração do documento foi importante. "Esse momento é muito importante para que os membros do conselho tomem ciência do que está sendo feito e possam ser partícipes apontando o que é mais importante, considerando seu segmento", reitera Cursino.

Estão previstas ainda reuniões com os conselheiros das Políticas Públicas Setoriais e uma consulta pública pela internet integrando o processo de elaboração do documento. "É um processo bastante participativo e possibilita uma maior interlocução entre a sociedade e o poder público municipal com fins à construção de uma agenda positiva de desenvolvimento para São Luís", reforça José Cursino.

O Comdes é formado por representantes dos órgãos municipais, sociedade organizada, instituições da iniciativa privada e entidades como Sebrae, Fiema, Fecomércio, Sinduscon, as instituições bancárias e Universidades Estadual (UEMA) e Federal (UFMA) do Maranhão.

GESTÃO PLANEJADA

O Plano Plurianual (PPA) é o documento que contém o plano de gestão para o período de quatro anos e é elaborado pela parceria poder público e sociedade civil. Estão incluídos planejamentos para ações em diversas áreas como saúde, educação, saneamento básico, infraestrtutura, entre outras.

O PAA deve ser concluído até dia 31 de agosto e após será encaminhado à Câmara de Vereadores, dia 30 de setembro, para análise e alterações necessárias seguindo normas de legislação e posterior aprovação.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem