agencia

Notícias

Atualizado em 28/06/2017 às 16h08

Prefeitura de São Luís capacita professores na área de Educação Especial

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís capacita professores na área de Educação EspecialA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta terça-feira (27), no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, o 3º workshop dos cursos da Educação Especial. Na ocasião foram expostos livros, pôsteres, banners e jogos educativos confeccionados pelos professores que passaram pela capacitação. Mais de 170 educadores da rede municipal de educação de São Luís receberam o certificado de conclusão de um dos cursos oferecidos neste primeiro semestre da área de Educação Especial.

A oferta de cursos na área da Educação Especial é parte da política de educação inclusiva, implementada pela gestão do prefeito Edivaldo, que anualmente desenvolve também programas e projetos com o intuito de ampliar o atendimento a estudantes com deficiência, ou mesmo com características de altas habilidades ou superdotação. "Intensificamos a política de formação continuada para os professores da rede e, com isso, reafirmamos as ações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva", destaca Moacir Feitosa, titular da Semed.

Os cursos encerrados este mês de junho e cujos alunos foram certificados nesta terça-feira (27) são: braille, libras, soroban, autismo e altas habilidades/superdotação. "O workshop vem não só para promover a certificação dos cursistas, mas para fazer a exposição das produções construídas por eles durante a realização dos cursos, a exemplo dos livros, pôsteres, banners e jogos educativos", disse a superintendente da Área da Educação Especial (SAEE/Semed), professora Dalvina Amorim Ayres.

Ela informa que outros dois cursos – Educação Física Inclusiva e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com 155 alunos no total, todos professores da rede – só terão o seu encerramento ao fim do ano letivo. "E iremos abrir novos cursos para os professores a partir do mês de agosto", adianta a superintendente.

 WORKSHOP

A abertura do evento, no Odylo Costa, filho, teve apresentação cultural da Companhia Movimentar, com o espetáculo "O bailar dos pregoeiros"; a apresentação artística dos estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Justo Jansen, com a peça "Justinhos no Arraiá"; e ainda a apresentação do coral dos alunos do curso básico de Libras.

Após a abertura e as apresentações artísticas, os convidados presentes ao evento visitaram os estandes montados no local pelos alunos, onde estavam expostos os trabalhos produzidos por eles no decorrer dos cursos.

A professora Teresa Cristina Castro Pinho, coordenadora das capacitações da Educação Especial (SAEE/Semed), diz que o foco de cada uma das oficinas oferecidas pela Prefeitura de São Luís na área da Educação Especial é pedagógico. "São cursos que vão preparar o professor para receber os estudantes com deficiência em sala de aula, e que por isso requerem a prática pedagógica. E, verdadeiramente, temos notado a mudança, pois os nossos educadores se sentem mais preparados para receber o estudante com deficiência", assinala Teresa Castro Pinho.

Segundo a professora Glaucia Rodrigues Marques, do 3º ano do Ensino Fundamental na U.E.B. Saraiva Filho (Cajupe), que acaba de concluir o curso de Libras, participar de mais essa formação fez aguçar ainda mais seu amor e necessidade de se qualificar na área da Educação Especial. "Quero dar continuidade fazendo outros cursos, pois esta é uma área da Pedagogia que eu amo", comenta.

A professora Raimunda Nonata Novais Cardoso Sousa, do 4º ano na U.E.B. Tancredo Neves (Cidade Operária), conta que o curso de Braille que fez é excelente. "A área da Educação Especial está em expansão e por isso preciso conhecer mais e mais, pois os desafios são ainda maiores. A escola precisa estar com as portas abertas para a inclusão, e este é o caminho", finaliza.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem