agencia

Notícias

Atualizado em 28/06/2017 às 18h40

Escolas da rede municipal de ensino de São Luís comemoram São João

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Escolas da rede municipal de ensino de São Luís comemoram São JoãoAs escolas da Rede Municipal de Ensino de São Luís também entraram no ritmo das festas juninas, sem deixar de lado a decoração, brincadeiras e comidas típicas para pais, estudantes, professores, funcionários e convidados.

Os educadores despertaram nos estudantes o gosto pela cultura local, fortalecendo o aprendizado por meio da produção textual, da confecção de indumentárias e mesmo da integração entre escola, família e comunidade.

"É importante que a escola esteja aberta para que todos possam vir e ver o filho, sobrinho ou neto dançar, além de ser uma forma de resgate da cultura tradicional do nosso Estado", ressaltou o titular da Semed, Moacir Feitosa.

Na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Professora Silvia Stella Paixão, zona rural, houve várias apresentações, tais como danças e quadrilhas preparadas pelas professoras, com grande envolvimento dos estudantes. Outra atividade que faz parte da programação da festa junina na escola é o projeto 'Resgatando a Cultura da Comunidade Maracujá', que oferece premiações aos familiares que participarem de uma competição de comidas típicas locais.

No segundo ano do projeto, a coordenadora Leandra Pinto Araújo explica que a competição é mais uma motivação para valorizar o trabalho local dos familiares dos estudantes da escola. Josélia Pereira, 23 anos, foi a ganhadora, com um arroz de Maria Isabel com feijão verde.

"Fiquei muito feliz por ter conquistado o primeiro lugar. Mas gostei porque todas que participaram levaram um presente para casa proporcionado pelas professoras da escola", disse a mãe. Eduardo Pereira Pinto, 6 anos, filho de Josélia, falou que adora a comida da mãe. "Minha mãe cozinha muito bem, adoro a comida dela. Estou feliz porque ela ganhou", comentou o garoto.

ANIMAÇÃO

Na U.E.B. Justo Jansen, no Centro de São Luís, estudantes, pais e professores fizeram a festa ao som da dança do balão, quadrilha, xote, dança do coco, bumba meu boi e dança da pipoca. Todas as brincadeiras foram montadas pelos alunos com a orientação dos professores da escola. "Buscamos resgatar algumas brincadeiras que já estavam ficando no passado, como é o caso da dança do balão e trouxemos a família e comunidade para brincar conosco. O resultado é uma grande festa", discorreu a gestora Soraya de Fátima Nunes Pinheiro.

A jovem Kelyane de Jesus Castro Dias,14 anos, do 9º ano na U.E.B. Justo Jansen, fez parte da peça de bumba-boi "Justinhos no Arraiá", que alegrou a comunidade na tarde desta quarta-feira (28). "É um momento maravilhoso de integração, de valorização da cultura local, e que podemos ter a presença dos nossos pais e comunidade", comenta Kelyane.

O pai do estudante David, do 6º ano, Adenir dos Santos, mestre de obras, acredita que o trabalho de valorização da cultura do Maranhão, que culmina com as festas juninas nas escolas, é excelente para o desenvolvimento das crianças.

O clima das festas juninas também alegrou a comunidade escolar da Unidade Integrada (U.I.) Padre Newton Pereira, no Cohatrac (escola municipalizada). Entre tantas brincadeiras, tiveram espaço a dança country, a quadrilha tradicional, o carimbó e o cacuriá. "Fizemos uma mistura de ritmos que agradou a todos, tanto pais quanto estudantes e professores", destacou a coordenadora pedagógica Maria de Jesus Costa da Silva.

Uma das dançarinas dessa festa foi a jovem Yasmin Kawane Lemos Santos, 14 anos (9º ano). "Os nossos professores trabalharam por meio de produções textuais a cultura do nosso estado. Aprendemos muito e hoje estamos felizes de participar dessa festa com os nossos familiares", ressaltou Yasmin.

Segundo a gestora da U.E.B. Silvia Stella Paixão, Eliana Cruz da Silva, as festas proporcionaram uma integração entre família e escola, pois é certo que estas duas instituições devem andar de mãos dadas para o sucesso escolar dos alunos. "É um momento de lazer e aproximação das nossas crianças com os pais nas escolas. Eles adoram e para nós é gratificante proporcionar esses momentos de interação e dinâmica com os pais", comentou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem