agencia

Notícias

Atualizado em 04/07/2017 às 14h41

Prefeitura de São Luís participa de inauguração da Casa de Apoio Ninar

Prefeitura de São Luís participa de inauguração da Casa de Apoio Ninar

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís participa de inauguração da Casa de Apoio Ninar"Além de ser um espaço com objetivos específicos para o atendimento de crianças com problemas neurológicos, ressaltamos aqui a utilização dessa casa para essa finalidade. Representa também uma mudança da cultura política antes arraigada em nosso estado, na medida em que a transformação desse espaço se coaduna com a nossa visão de que espaços públicos são para todos e não para privilégio de poucos. De forma que hoje é um dia muito feliz e representativo para todos nós", afirmou Flávio Dino na solenidade de inauguração da Casa de Apoio Ninar, novo centro criado pelo Governo do Estado para atendimento de crianças que nasceram com microcefalia ocasionada pelo vírus da zika ou acometidas por outros problemas de neurodesenvolvimento.  

No ato de inauguração, o governador Flávio Dino destacou a nova funcionalidade do imóvel que antes servia apenas de Casa de Veraneio do Governo. Agora, o espaço foi transformado em um grande centro de referência no tratamento de crianças com problemas de neurodesenvolvimento.

O governador ressaltou, ainda, que a Casa de Apoio Ninar é, atualmente, o mais avançado e estruturado centro de saúde voltado ao tratamento de crianças com problemas de neurodesenvolvimento ocasionados pelo vírus da zika. "Sem sombra de dúvida, o espaço é uma referência para o Brasil, nessa área", enfatizou o governador.

"A saúde das crianças é uma prioridade da nossa gestão e da administração Flávio Dino. E a entrega dessa Casa para atender os pequeninos com problemas neurológicos demonstra bem o cuidado que o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís têm para com nossas crianças", afirmou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, e da secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe.  

ESTRUTURA 

Instalado em um imóvel de 6.680 metros quadrados, o novo espaço conta agora com cinco consultórios para atendimento multiprofissional com equipe composta por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas, psicólogos, educadores físicos, psicopedagogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e enfermeiros.

A Casa tem capacidade para abrigar 11 adultos e 9 crianças por vez, em seis dormitórios, garantindo cerca de 1.260 atendimentos por mês. O espaço oferece também serviços de hospedagem e alimentação gratuitos aos pacientes e responsáveis nos dias em que forem atendidos, área para integração entre os usuários do serviço, refeitório, sala de atividades em grupo e auditório. Será utilizada também como um centro de capacitação aos profissionais da área, assim como também para a realização oficinas, cursos, palestras, entre outros serviços afins.

A dona de casa Josilene Araújo, mãe do pequeno Álvaro Vidal Oliveira, de 1 ano e meio, relatou, emocionada a importância que a Casa terá para a qualidade de vida de seu filho, que nasceu com microcefalia. "Aqui temos tudo o que o nosso filho necessita para ajudar no seu desenvolvimento saudável. Só temos a agradecer a iniciativa louvável do Governo do Estado em destinar um centro especializado no tratamento de crianças com esses problemas", disse Josilene.

 

Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem