agencia

Notícias

Atualizado em 04/07/2017 às 17h20

Prefeitura de São Luís participa do Encontro Estadual da Famem

Prefeitura de São Luís participa do Encontro Estadual da Famem

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 

Prefeitura de São Luís participa do Encontro Estadual da Famem

O prefeito Edivaldo participou nesta quarta-feira (4) do Encontro Estadual da Famem, realizado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, no auditório da Fiema, Cohama. Prefeitos de todo estado estavam presentes ao evento, que teve como tema central 'Município e Estado: Parceria na Superação dos Problemas Locais'. O objetivo do evento, que contou com a participação do governador Flávio Dino, é estreitar os laços entre municípios e governo estadual, além de promover o intercâmbio e troca de experiências.

"Neste encontro tivemos a oportunidade de mais uma vez discutir as questões da cidade e reafirmar nosso compromisso com propostas de interesse da nossa população. Reafirmamos também o trabalho parceiro com o Governo do Estado, que tem nos apoiado em importantes projetos. Queremos, neste momento, poder pactuar ações de interesse dos municípios e trabalharmos em conjunto", disse o prefeito Edivaldo. 

Em seu pronunciamento o governador anunciou ações em parceria com as prefeituras e discutiu problemas dos municípios. Tendo em pauta o tema 'Maranhão: avanços e perspectivas futuras', Flávio Dino palestrou sobre programas da gestão, parceria institucional e cenário político nacional.

"A crise deixa o país em um momento muito difícil que impacta na governabilidade. Não há receita simples para o país sair deste quadro. O Brasil, que era a quinta economia do mundo caiu para a posição nove. Mas não podemos nos desesperar", disse Flávio Dino. A estratégia do Governo para driblar a falta de recursos e manter o apoio aos municípios tem sido a construção de hospitais regionais e aquisição de equipamentos de maior emergência, como ambulâncias.

"A aprovação desse pleito dos municípios é para o Governo uma recusa de recursos. Abrimos mão, mas fazemos por convicção, pela parceria e lealdade que temos com as prefeituras", afirmou Flávio Dino. O governador divulgou ainda novos benefícios para todas as prefeituras como o 'Mais Asfalto' que entra em nova etapa, 'Água para Todos', 'Escola Digna', ações na Saúde e convênios em diversas áreas de interesse social.

 

RESULTADOS

O presidente da Famem, Cleomar Tema, reforçou os resultados positivos da parceria Governo e municípios e enumerou programas da gestão estadual que têm mudado a realidade das cidades, sobretudo, as do interior maranhense. "O governador Flávio Dino tem proporcionado algo nunca visto na condução das políticas públicas das prefeituras, a exemplo das realizações no sistema de Saúde", ressaltou.

A habilitação dos municípios para gestão plena da média e alta complexidade é uma das mais significativas conquistas, destacou o presidente da Famem. "E nossa luta não para por aqui. A parceria com o Governo e integração entre os municípios continua, em benefício da população", enfatizou Tema.

Ainda durante o evento, representantes do Conselho Nacional dos Municípios (CNM) discutiram a tributação como alternativa financeira para os municípios. Debates sobre reivindicações dos gestores, apresentação de programas e ações governamentais que devem ser implantados e projetos da Federação em apoio aos municípios. O encontro finalizou com a Reunião Extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Presentes ainda ao encontro, o secretário de Estado de Comunicação Social e Articulação Política (Secap), Márcio Jerry; o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto; deputados federais Waldir Maranhão, Rubens Pereira Júnior e José Reinaldo Tavares; representante do Tribunal de Contas do Maranhão, conselheiro Washington Luís Oliveira; do procurador geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho; desembargador Jamil Gedeon Neto representando o Tribunal de Justiça do Maranhão; do vice-presidente da Firma, Fábio Nahuz; deputados, vereadores e demais autoridades.

 Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem