agencia

Notícias

Atualizado em 07/07/2017 às 16h10

Prefeitura participa de homenagens do Maranhão ao governador do Piauí

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura participa de homenagens do Maranhão ao governador do Piauí

O governador do estado do Piauí, Wellington Dias, foi condecorado, no Maranhão, com duas medalhas de honra: a Manuel Bekcman, do poder Legislativo Estadual, e a dos Timbiras, do Governo do Estado. A solenidade de agraciamento ao governador aconteceu nesta quinta-feira (6), no Plenário da Assembleia Legislativa, com a participação do governador Flávio Dino e do vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, que representou o prefeito Edivaldo no ato.

O governador Flávio Dino ressaltou a "comunhão de destinos" que tem com o governo do Piauí, como as belezas naturais, a cultura, o crescimento na produção agrícola de grãos e até indignação contra a destruição da democracia no Brasil. "Nessa comunhão de destinos, dividimos também o sonho do desenvolvimento", ressaltou Flávio Dino.

"É uma importante homenagem a um homem público que tem história de luta e colocou o Piauí no caminho do desenvolvimento, depois de derrotar velhas políticas do atraso. Uma homenagem merecida e uma iniciativa que, certamente, partiria somente de quem comunga dos mesmos princípios políticos", frisou o vice-prefeito.

Durante várias décadas, os estados do Piauí e Maranhão, estiveram nos últimos lugares do ranking dos estados mais pobres do Brasil. O deputado Othelino Neto (PC do B), que teve a iniciativa de homenagear o governador do Piauí, com a medalha Manuel Beckman, ressaltou mais uma coincidência entre os dois estados, que foi a ruptura com "esquemas tradicionais da política, tendo que derrotar coronéis, donos de impérios de comunicação", para estabelecer a democracia no estado, no rumo do desenvolvimento.

"A homenagem ao governador é porque ele cuida bem das pessoas e vem ajudando a tirar o estado dos últimos lugares nos indicadores sociais. Esse é o seu grande troféu: olhar para trás e ver que mudou a vida da população do Piauí", disse Othelino.

O governador do Piauí está no seu terceiro mandado como governador do Piauí. Foi chefe do executivo por dois mandatos consecutivos, entre 2003 e 2010, em seguida foi senador da República, e retornou ao governo, eleito em 2014. Ele agradeceu a homenagem, lembrando que as duas medalhas fazem alusão a temas históricos, como a revolta de Beckmam, ocorrida em São Luís, contra a coroa portuguesa, e a luta indígena por inclusão social e reconhecimento de direitos no Brasil.

"Fico emocionado com a homenagem. É uma grande honra para mim. Se antes já éramos irmãos, agora somos irmãos gêmeos. Que deus abençoe o povo do Maranhão com mais desenvolvimento ao estado", ressaltou.

O governador também destacou importantes projetos que, segundo ele, trarão mais desenvolvimento aos dois estados, como o Rota das Emoções, ligando o Maranhão e o Piauí ao estado do Ceará, pelo litoral. "Vamos evidenciar o mais belo ecossistema do planeta, os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara. Precisamos fazer acontecer", destacou Wellington.

                                  Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem