agencia

Notícias

Atualizado em 07/07/2017 às 18h15

U.E.B. Maria José Vaz dos Santos será entregue totalmente reformada nos próximos dias

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

U.E.B. Maria José Vaz dos Santos será entregue totalmente reformada nos próximos dias

Mais uma unidade de ensino da rede municipal será entregue, totalmente requalificada e reestruturada pela Prefeitura de São Luís. A Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria José Vaz dos Santos, no bairro João de Deus, vai receber alunos, após um conjunto de serviços que recuperaram a estrutura física com reforma e ampliação de setores interno e da área externa. A escola será entregue totalmente climatizada. As obras integram o programa municipal 'Educar Mais', lançado no fim do mês de junho pelo prefeito Edivaldo. A melhoria continuada da infraestrutura física das escolas integra o conjunto de cinco pilares do projeto.

"A requalificação de todas as escolas da rede municipal de ensino é um dos Pilates do "Educar Mais", o qual implantamos com o compromisso de fortalecer as ações na área de educação e melhorar o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Já concluímos este ano a reforma de dezenas de escolas e vamos continuar com o trabalho de reforma, de modo a garantir aos estudantes, professores e a toda comunidade escolar um ambiente adequado à prática do ensino e da aprendizagem", lembrou o prefeito.

"Temos acompanhado de perto os serviços de reforma e manutenção feitos nas escolas da rede, requerendo sempre do setor de engenharia o cumprimento dos prazos já determinados no planejamento, seguindo recomendações do prefeito Edivaldo, que também tem acompanhado de perto este trabalho, fazendo vistorias rotineiras no canteiro de obras", destaca o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

Na lista de serviços da estrutura interna da UEB Maria José Vaz estão substituição de madeiramento estrutural do telhado, dos forros de pvc, de todo o cabeamento da rede elétrica (luminárias, lâmpadas e ventiladores), do piso deteriorado por novo piso industrial, das lousas deterioradas por novos quadros laminados, da rede hidrossanitária (vasos e assentos sanitários, cubas e torneiras) e de portas.

O projeto também inclui a construção de calçamento (calçada) nas laterais e frente; revitalização de toda a pintura do muro, assim como abertura de letreiros com nome da escola; confecção e instalação do novo portão da entrada, bem maior e também pintura.

Outras escolas com obras já em fase de conclusão e que serão brevemente entregues pela Prefeitura totalmente reformadas são as U.E.B.s Hortência Pinho (Sá Viana), Alberto Pinheiro (Centro) e Bandeira Tribuzzi (Centro).

SOBRE O PROGRAMA 

O programa municipal de educação 'Educar Mais' tem foco na aprendizagem, monitoramento, formação continuada, gestão e infraestrutura. Por meio do programa está sendo realizado o diagnóstico da qualidade do ensino oferedico na rede pública municipal de São Luís com o objetivo de acompanhamento, monitoramento e tomada de decisões.

"A proposta é criar uma rede de responsabilização pela educação, que possibilite integração e comprometimento de todos os atores envolvidos no processo educativo", destaca o secretário da Semed, Moacir Feitosa. Essa integração é materializada por meio do acompanhamento e da apropriação dos resultados obtidos pelas escolas.

O programa inclui em seu método de aplicação a criação de quatro programas para atendimento mais adequado às melhorias da infraestrutura física. São ações de manutenção preventiva e corretiva; reforma e ampliação; construção e terraplenagem; e implantação do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). O PMAT é destinado para apoio a projetos de melhoria da eficiência, qualidade e modernização de setores da administração pública.

A partir do Educar Mais há o Programa de Intervenção Pedagógica que atua na solução das questões de alfabetização do analfabeto na escola, sendo a prioridade alfabetizá-lo no tempo correto. Informatizar e modernizar a rede, oportunizar formação continuada aos professores, promover a avaliação educacional dos alunos e preparação para a Prova Brasil são outros pontos.

                      Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem