agencia

Notícias

Atualizado em 14/07/2017 às 17h02

Secult e Comcult realizam VIII Fórum Municipal de Cultura de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Secult e Comcult realizam VIII Fórum Municipal de Cultura de São Luís

Os 19 delegados e suplentes que vão representar São Luís na Assembleia Geral da Eleição do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão foram eleitos nesta sexta-feira (14) durante o VIII Fórum Municipal de Cultura de São Luís. As representações foram escolhidas dentre as categorias Memória e Documentação; Livro, Leitura e Literatura; Patrimônio Cultural; Música; Artes Visuais; Artes Cênicas e Culturas Populares. O evento alcançou um público de 147 atores de iniciativas culturais da cidade.

O fórum, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (Comcult), foi realizado na Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís. Na mesa de abertura estavam presentes o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, o superintendente de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, Neto Azile, a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Maria da Graça Souza, e o vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Wanderson Silva, representando a Sociedade Civil.

"Estamos aqui para eleger os 19 delegados e seus suplentes, fazendo um realinhamento da representação para a próxima Assembleia do Conselho Estadual de Cultura. É relevante que este Fórum aconteça em São Luís porque aqui é um lugar de efervescência, onde está presente toda a diversidade cultural do Estado. E é preciso garantir essa diversidade de segmentos na representação do Conselho Estadual", pontua o secretário municipal de Cultura Marlon Botão.

Para Neto Azile, a importância do Fórum é a democratização do acesso da sociedade civil à gestão pública, tendo oportunidade de discutir a política pública como controle social. "Os delegados eleitos saem com uma meta de articulação, de empoderamento e também com uma visão atualizada dos segmentos culturais" acrescentou.

Para o vice-presidente do Conselho Wanderson Silva, a participação da Sociedade Civil no Conselho Municipal de Cultura é essencial porque ela tem um contato direto com os fazedores de cultura, identificando todos os problemas e colaborando com a gestão pública. Silva destaca que os delegados eleitos "vão ser as vozes de todos os movimentos culturais perante o Estado, por saberem as particularidades que cada segmento cultural sofre e as suas limitações também".

FÓRUM ESTADUAL DE CULTURA

Os 19 delegados eleitos no VIII Fórum Municipal de Cultura de São Luís vão compor uma comitiva para o Fórum Estadual de Cultura, que vai acontecer dia 18 de agosto no município de Timon. No evento haverá comitivas de outros municípios maranhenses e o objetivo é a escolha de 20 delegados para o Conselho Estadual de Cultura do Maranhão gestão 2017-2019.

LISTA DE DELEGADOS DE SÃO LUÍS

Memória e Documentação - Jeisa da Silva Marcos;
Livro, Leitura e Literatura - Thaís dos Santos Rodrigues, Maria Aparecida de Figueiredo Rodrigues e Ianara Diniz Pereira;
Patrimônio Cultural – Elaine Cristina Corrêa Dutra, Benedito Bazílio Goures Filho e José Tupinambá David Borges;
Música – Reinaldo Coqueiro Rodrigues, Wesley Sousa Corrêa e Luiz Carlos Silva Pereira;
Artes Visuais – Manoel José Martins dos Santos Neto, Nafis de Oliveira Lopes Bezerra e Carlivan Conceição Ferreira Braga;
Artes Cênicas – Daiana Roberta Silva Gomes, Imira Reis Brito e Robson da Cunha Carvalho;
Culturas Populares – Ivan Jorge da Piedade Madeira, Iolanda Lima de Jesus e Janilson Silva Martins.

                             Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem