agencia

Notícias

Atualizado em 15/07/2017 às 20h40

Prefeitura inicia ação de desobstrução de galerias em mercados municipais

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 

Prefeitura inicia ação de desobstrução de galerias em Mercados Municipais

Dando continuidade ao pacote de melhorias dos equipamentos públicos de abastecimento da Capital, a Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), deu início à ação de lavagem e desobstrução das galerias de esgotos dos mercados municipais na tarde do último sábado (15). O ponto inicial dos serviços foi no Mercado da Liberdade, que seguirá por todos os outros 28 Mercados Públicos Municipais.

Entre os serviços estão a limpeza com retirada de sedimentos, desobstruções de bueiros e galerias e ainda uma análise técnica destes locais, executadas através da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Maranhão (Caema).

"Com esse trabalho, determinado pelo prefeito Edivaldo, vamos garantir melhor higiene, não só nos mercados, como no entorno desses equipamentos, beneficiando comerciantes, clientes e a população que mora próxima a esses locais; garantindo mais saúde para todos", afirmou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, que acompanhou a ação na Liberdade.

Para o coordenador do sistema coletor da Caema, Alain Gerard, esse serviço preventivo é de grande importância para a população. "Esse trabalho de desobstrução da rede de esgoto, fortalece principalmente a saúde pública, facilitando o serviço que já realizamos normalmente no entorno dos mercados. Essa parceria vem pra somar, pois melhora ainda mais a qualidade dos estabelecimentos de comercialização de alimentos", disse Alain.

REQUALIFICAÇÃO DOS MERCADOS 

No último dia 10 a Prefeitura deu início às obras de intervenção estrutural no Mercado da Liberdade. A reforma e requalificação dos mercados e feiras da capital seguem a orientação do prefeito Edivaldo visando garantir um local seguro para consumidores e comerciantes. O Mercado da Liberdade possui hoje 386 boxes e bancas e é um importante equipamento público de abastecimento da capital para o escoamento da produção agrícola.

"Esta é uma ação importante para a cidade, que por determinação do prefeito Edivaldo, será realizada em medida emergencial, visando a segurança dos comerciantes e de clientes que o frequentam. As obras acontecerão em duas etapas. A primeira irá restaurar o telhado e a segunda consistirá na revisão da rede elétrica e hidráulica", disse Ivaldo Rodrigues.

Iara de Jesus trabalha há quatro anos no mercado da Liberdade e está com a expetativa de que as obras ajudem no dia a dia dos permissionários. "Nós comerciantes esperamos que a obra venha para acrescentar no nosso trabalho, estou achando muito bom que a Prefeitura esteja executando essa obra, veio em boa hora", disse a comerciante.

CRONOGRAMA DE OBRAS

No cronograma de ações de intervenções e reformas de mercados municipais, consta o Mercado da Vila Palmeira, já concluído; e Mercado da Fialho em fase final de licitação. Também faz parte do cronograma a finalização a segunda etapa da obra do Mercado do Anil, que está em processo de licitação. Foram contemplados também no novo cronograma de reforma os Mercados dos bairros São Francisco, João Paulo, Bairro de Fátima, Coroadinho e a segunda fase do mercado da Cohab.

                                Acesse aqui galeria de imangens de reportagem