agencia

Notícias

Atualizado em 18/07/2017 às 14h56

IPTU 2017 pode ser pago parcelado em até seis vezes

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Os contribuintes que não efetuaram o pagamento da cota única do IPTU 2017, com desconto de 15%, não poderão mais fazê-lo. Agora, o cidadão poderá regularizar sua situação via parcelamento do tributo, em até seis vezes, com vencimento para o quinto dia útil de cada mês. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), disponibilizou os boletos do imposto, via internet, para pagamento antecipado da cota única com antecedência para que os cidadãos pudessem se organizar e quitar o IPTU.

"Estendemos o lançamento do IPTU para o mês de julho dando aos contribuintes a oportunidade de se organizarem financeiramente para o pagamento do tributo neste momento de crise. O prazo para cota única com desconto acabou, mas os contribuintes que não fizeram o pagamento dentro do período previsto, podem se organizar para efetuar o pagamento das parcelas do IPTU 2017", explicou o secretário Municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues.

Passada a data do vencimento, os contribuintes poderão pagar a primeira parcela, com os acréscimos legais – juros e multa de mora de 1% ao mês, utilizando uma nova guia para o pagamento da parcela em atraso. A nova guia pode ser emitida via internet, no portal eletrônico da Semfaz www.semfaz.saoluis.ma.gov.br ou, de forma presencial, em um dos postos de atendimento da Semfaz onde é feita a solicitação.

Para este ano, a Prefeitura de São Luís, investiu em divulgar o endereço eletrônico do portal da Semfaz e a possibilidade do pagamento antecipado do IPTU 2017. Segundo a Secretária Adjunta de Gestão Tributária, Monique Pontes, "Agora não será mais gerado boleto em cota única e o contribuinte que não efetuou o pagamento desta, ficará com a primeira parcela em atraso e nesta, incidirá juros", explicou a adjunta.

O empresário Henrique Filho perdeu o prazo para quitação do IPTU 2017 em cota única. "Não consegui pagar a cota única, vim até a Semfaz e atualizei o boleto para efetuar o pagamento da primeira parcela", disse.

POSTOS DE ATENDIMENTO

Para demais informações sobre o IPTU, atualização de boletos para pagamento, os contribuintes podem buscar um dos postos de atendimento da Semfaz, localizados na sede do órgão, na Avenida Kennedy, 1455 - Bairro de Fátima, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h; no Viva Beira Mar (antigo Casino Maranhense); de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; e na Procuradoria Fiscal (aos cidadãos com débitos inscritos em dívida ativa), Rua do Sol, nº 83, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

FORMAS DE PAGAMENTO

Após o vencimento, o banco só receberá o boleto e o pagamento da primeira parcela, se o mesmo estiver atualizado. O pagamento via carnê pode ser feito da seguinte forma:
Correntistas BB:
- Terminais de Auto Atendimento;
- Banco Postal;
- Correspondente bancário (Ligeirinho);
- Mobile (Aplicativo);
- Internet;
- Caixa de Autoatendimento BB.
Não correntista:
- Correspondente bancário (Ligeirinho);
- Agência dos Correios (Até R$ 1.500);
- Banco Postal;
- Terminal de Autoatendimento BB (Até R$ 10.000 - com cartão de qualquer outro banco).
Boleto (impresso via internet)
Pode ser pago em qualquer agência, de todos os bancos em qualquer canal de pagamento.