agencia

Notícias

Atualizado em 19/07/2017 às 16h17

Agenda Cultural

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Projeto Literatura Mútua conversa com poeta Fernando Abreu

O projeto Literatura Mútua promove na quarta-feira (19) uma roda de conversa com a escritor maranhense Fernando Abreu. Autor de Manual de Pintura Rupestre (7Letras, 2015) entre outros livros ele íra comentar sobre experiências de leitura e escrita a partir das 19h30, na Galeria Trapiche (Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração). A entrada é gratuita e a mediação é da jornalista Talita Guimarães.

Encerramento Ocupação Trapiche #03

Está em cartaz a terceira edição da Exposição 'Ocupação Trapiche #03', com mostras de pintura da artista Eugenia França e de fotografias documentais de Milena Reis e Gerson Diniz sobre o Boi dos Papudos. A mostra fica aberta ao público até 20 de julho, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís. A Galeria fica localizada na Avenida Vitorino Freire, S/N - Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração. A exposição é aberta ao público e traz temáticas independentes, que acontecem simultaneamente em espaços diferenciados. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta, das 14h às 19h.

Oficina de Tambor de Crioula

O Ponto de Cultura Manto de São Benedito realiza a oficina aberta de Tambor de Crioula com o título "Africanidades em Canto e Dança", nesta quinta-feira (20), às 18h, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís, localizado na Avenida Vitorino Freire, S/N - Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração. A oficina será facilitada pela mestra Maria do Coco, que completa 40 anos na direção do Tambor de Crioula Manto de São Benedito, que tem sede no bairro Cidade Olímpica, em São Luís-MA. Ela vai contar um pouco da sua história, além de ensinar como é feita a dança e o toque dos tambores. Os integrantes do grupo estarão presentes e serão responsáveis para parte prática da oficina.

Projeto Férias na Biblioteca abre inscrições para crianças do Bairro de Fátima

Estão abertas até 24 de julho as inscrições para o Projeto Férias na Biblioteca, promovido pelo Biblioteca Pública Municipal José Sarney, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís. Os interessados devem ir à sede da Biblioteca, na Rua do Correio, s/n, Bairro de Fátima, em São Luís-MA, das 8h às 17h. O público-alvo deve ter de 7 a 12 anos e ser residente na comunidade do Bairro de Fátima e adjacências.

O Projeto Férias na Biblioteca vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de julho, das 14h às 16h30, e tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes do ambiente da Biblioteca durante o período das férias, com atividades de leitura e recreação. Além de uma Oficina de Teatro de Animação que visa estimular a criança a criar seu próprio boneco a partir de materiais recicláveis.

Espaço Amei

A programação do Espaço Cultural e Livraria Maranhense AMEI desta quarta-feira (19) conta com os lançamentos dos livros "O ensino de música no Maranhão 1860-1912: lugares, práticas e livros escolares", de Kathia Salomão e "A Escola Lilah Lisboa de Araújo: O ensino de música no Nordeste e no Maranhão" de Ana Neuza A. Ferreira. Na quinta-feira (20) vai ter contação de história de Aurélio de Macedo sobre o livro dele "Titus e as Galinhas" e autografa seus livros, lançamento do livro "Fenomenologia e Psicologia", da Biblioteca Juruá de Fenomenologia e organizado por Marta Helena de Freitas e Luciana da Silva Santos.

Ludorama é um evento voltado para a diversão off-line com os jogos de tabuleiro modernos e vai ser a programação na sexta-feira (21). Já no sábado (22) haverá reunião de grupos de Dança Portuguesa do Maranhão; palestra "Análise histórica da delinquência na região metropolitana de São Luís - das gangues às facções", com Nelson Melo e Antônio Marcos; bate-papo com a AME (Grupo de Apoio à Adoção) e depoimentos das mães Aline Froes e Cynthia Veloso. O Espaço Cultural e Livraria Maranhense AMEI funciona no São Luís Shopping (em frente à Livraria Leitura). Mais informações em www.ameiosfl.org/programacao.