agencia

Notícias

Atualizado em 19/07/2017 às 17h09

Prefeitura de São Luís promove oficinas de capacitação para grupos culturais

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 

Prefeitura de São Luís promove oficinas de capacitação para grupos culturaisCooperação e participação social em grupo. Este foi o tema central das oficinas "Redes Associativas" e "Cultura em Rede" que aconteceram entre os dias  17 e 19 de julho, no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís. Promovidas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura, as oficinas compõem o calendário de capacitação do Projeto Rede São Luís de Pontos de Cultura.

Para o secretário municipal de cultura, Marlon Botão, o principal objetivo do Projeto Rede São Luís de Pontos de Cultura, além de capacitação e premiação em dinheiro, é a organização desses grupos em Rede. "A Rede é um importante passo para que as iniciativas culturais tenham maior autonomia e articulação. Dessa forma, é possível que os grupos mantenham diálogo permanente e consigam conquistar mais espaço e visibilidade", disse o secretário.

Facilitadas pelos consultores empresariais Cassia Freitas e Wanderson Vasconcelos, as oficinas focaram na interação entre os representantes de iniciativas culturais que, a partir de agora, se integram em Rede. Para isso, foram realizadas atividades em grupos e dinâmicas que pudessem incentivar o intercâmbio entre eles.

"Misturando a teoria com um pouco de prática, buscamos sensibilizar os grupos culturais sobre a importância da cooperação entre eles. Juntos poderão fortalecer o interesse comum a todos, que é o fomento à cultura de São Luís em suas diferentes linguagens, favorecendo, também, sua sustentabilidade", explicou a consultora Cassia Freitas.

VISÃO E VALORES 

Durante a oficina "Redes Associativas" foram abordados conteúdos como missão, visão e valores de uma organização, além da relevância de planejamento estratégico e financeiro. Já a oficina "Cultura em Rede", um complemento da primeira, sugeriu ações de cunho coletivo e trabalhou na construção de um plano de ação para ser executado pela Rede.

Lisyane Arize, coordenadora do coletivo artístico "Lisy Fashion" e participante das oficinas, reforçou sobre o valor desse momento de capacitação. "São fundamentais essas oficinas pois nesses momentos podemos nos encontrar e dialogar como representantes da Cultura de São Luís. A partir de então, um objetivo que era individual se torna coletivo, ganhando mais força", declara a coordenadora.

REDE SÃO LUÍS DE PONTOS DE CULTURA

A Rede São Luís de Pontos de Cultura foi lançada no dia 5 de julho, no Cine Teatro da Cidade, no Centro Histórico de São Luís, e prevê a premiação de R$ 43.350,00 distribuída entre 40 organizações culturais como Pontos de Cultura. A segunda fase é a capacitação de 80 pessoas que serão multiplicadoras em suas regiões de temas prioritários para o desenvolvimento da economia da cultura local e para articulação em rede, alinhados com as políticas do Sistema Nacional de Cultura, do Plano Municipal de Cultura de São Luís e da Política Nacional do Programa Cultura Viva.

Ao longo do projeto, que encerra no dia 10 de outubro, serão realizadas mais quatro oficinas, com os temas Cultura Empreendedora, Comunicação Comunitária, Elaboração de Projetos Culturais e Comunicação Visual. A primeira oficina, aconteceu no dia 6 de julho, com o tema "Cultura Viva".

Ao todo, nove macrorregiões estão incluídas na Rede São Luís de Pontos de Cultura, englobando 20 bairros da capital. A rede maranhense é uma das mais plurais do país, apresentando 14 diferentes segmentos culturais: Teatro, Dança, Tambor de Crioula, Bumba Meu Boi, Centro Cultural, Capoeira, Cultura e Educação, Escola de Samba, Bloco Tradicional, Mídia Livre, Moda, Festa do Divino, Música e Ocupação Cultural.

                                    Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem