agencia

Notícias

Atualizado em 20/07/2017 às 18h44

Passeio guiado "Conheça São Luís" promovido pela Prefeitura atrai centenas de pessoas para o centro

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 

Passeio guiado ″Cidade Histórica″ promovido pela Prefeitura atrai centenas de pessoas para o centroCentenas de pessoas participaram na tarde desta quinta-feira (20) da edição do passeio guiado "Conheça São Luís", Programa "Férias culturais" promovido pela prefeitura de São Luís. O programa mistura história, lazer, cultura e entretenimento com intenção de demarcar os traços culturais da cidade e seus atrativos turísticos. Em duas horas de passeio, com 11 paradas em pontos turísticos, o público formado por um grande número de crianças, mergulhou na história do Maranhão e de suas passagens pitorescas como a lenda que cerca Ana Jansen.

Personagens como Benedito Leite, Ana Jansen, Catulo da Paixão Cearense, Gonçalves Dias, Baronesa de Grajaú, Catarina Mina e Lilah Lisboa, interpretado por servidores da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA, pontuaram o passeio, contando história e recitaram poemas.

O roteiro guiado "Conheça São Luís" se repete no dia 27 de julho, encerrando o programa "Férias Culturais". Na véspera, dia 26, acontece uma das programações mais tradicionais da Secretaria Municipal de Turismo, o "Passeio Serenata".

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, convidou jovens e crianças a participar da programação Férias culturais. "Isso aqui é uma forma educativa da Prefeitura de São Luís despertar o sentimento de pertencimento dos ludovicenses e turistas para nossa riqueza cultural", disse Socorro Araújo.

O passeio estimula o visitante e a população local a entrarem em contato com o patrimônio arquitetônico e com os passos iniciais da história do Maranhão. José de Ribamar Costa, guia de turismo e turismólogo, iniciou o passeio citando a data de fundação da cidade e enaltecendo vultos literários maranhenses que construíram a história do país.

André Figueiredo, servidor público, interpretou o senador, presidente da província e primeiro governador do estado do Maranhão, Benedito Leite, deu boas vindas ao público apresentando os poeta.

O casal Rainha Maria de Médice (Cristiane Viegas) e Daniel de La Touche (Guilherme Guimas) contaram trechos da passagem que antecede a fundação da cidade em frente ao Palácio La Ravardiere, sede da prefeitura de São Luís. Ana Jansen, em frente ao Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado, foi bastante assediada pelas crianças que se multiplicaram em fotos.

Na praça Nauro Machado o poeta Gonçalves Dias e sua musa Ana Amélia foram interpretados pelos estudantes Dávila Costa e Samuel da Conceicão Souza. Os dois lembraram os trechos poéticos mais conhecido do poeta romântico. "Luar do sertão", a canção mais conhecida de Catulo da Paixão Cearense, foi cantada pelo estudante do IFMA, Gabriel Brito.

A pequena Laila Fernanda, de cinco anos, estava acompanhada dos pais; a auxiliar administrativa Rosângela Carvalho, e o pintor automotivo Jamilson Paiva. "Estou gostando muito so passeio. aprendendo sobre São Luís", resumiu a criança. O pai Jamilson disse que soube do programa na página da Prefeitura na internet e se programou para patrticipar de alguns eventos, aproveitando as férias escolares da filha. "Quero vir ainda para Serenata", adiantou.

Filha, neta e bisneta da aposentada Lidia Margarida Borges seguiam a multidão atenta na fala do guia." Tô adorando", disse dona Lidia, moradora da Vila Passos. A paraense Helcilene Oliveiraem, que visita São Luís pela sexta vez, pôde finalmente conhecer de perto a história da cidade. A assistente social disse que ficou encantada com o Palácio dos Leões e a pasagem da baía de São Marcos.

 

Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem