agencia

Notícias

Atualizado em 21/07/2017 às 15h11

Prefeitura firma parceria com a MRV Engenharia para intervenções viárias na região do Turu

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura firma parceria com a MRV Engenharia para intervenções viárias na região do TuruA Prefeitura de São Luís firmou, na manhã desta sexta-feira (21), parceria com o Grupo MRV Engenharia e Participações, para executar novas intervenções no trânsito da capital na região do Turú. A ação tem como objetivo acabar com os maiores gargalos verificados na área nos horários de pico. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo prefeito Edivaldo e o coordenador de Desenvolvimento Imobiliário da MRV Engenharia, George Cabral, em ato realizado no Palácio La Ravardière, do qual também participaram o vice-prefeito Julio Pinheiro, os secretários municipais Canindé Barros (Trânsito e Transporte), Lula Fylho (Governo) e o deputado federal Weverton Rocha, entre outros autoridades.

"Estamos sempre buscando solucionar os problemas crônicos da nossa cidade, para impactar diretamente na melhoria da infraestrutura urbana local e na qualidade de vida da população. Em tempos de crise, buscamos parcerias em como esta, em favor da cidade e das pessoas. Os serviços que serão realizados por meio desse novo acordo vão somar a outras intervenções que já executamos na área juntamente com o Governo do Estado, a exemplo da via interbairro que construiu a ponte Pai Inácio", afirmou o prefeito Edivaldo.

As intervenções realizadas por meio da parceria serão executadas no Turu, nas imediações da Ponte Pai Inácio. As alterações do traçado geométrico na área vão impactar na melhoria da mobilidade urbana em um dos setores mais congestionados atualmente, devido ao crescimento do fluxo de veículos na região após ter sido criado o novo acesso pela ponte Pai Inácio.

"Mobilidade urbana é, atualmente, um dos maiores problemas das grandes cidades, e nós temos enfrentado esse problema com ações criativas, em um esforço conjunto para avançarmos nessa área e garantir à população benefícios à sua mobilidade urbana", disse o vice-prefeito Julio Pinheiro.

MUDANÇAS 

 

Segundo o secretário Canindé Barros, com a parceria, será feita a inversão dos sentidos do trânsito da Avenida General Arthur Carvalho e da Estrada da Vitória (acesso ao Parque Vitória). A mudança vai transformar as duas vias em mão única, sendo que na Arthur Carvalho os veículos circularão apenas no sentido da Avenida São Luís Rei de França; e a Estrada da Vitória permitirá o trânsito somente para quem trafega se dirigindo ao Parque Vitória, fechando o sentido oposto.

Serão construídos ainda na área dois retornos de quadra: um na rua Eurípedes Bezerra e outro na avenida Mato Grosso, ambas no Turu. A intervenção vai modificar também os cruzamentos nas proximidades do Posto Natureza e na entrada que dá acesso ao Parque Vitória, na avenida São Luís Rei de França. As melhorias viárias na região serão complementadas ainda com a colocação de novos grupos semafóricos em toda a São Luís Rei de França e na saída da ponte Pai Inácio, além de nova sinalização horizontal e vertical nos trechos trabalhados.

"Com essas intervenções, vamos promover um reordenamento total do trânsito em toda área que, nos últimos tempos, teve o fluxo de veículos agigantado pela criação do acesso pela ponte Pai Inácio que, atualmente, é área de grande confluência para quem vem de outros municípios da Região Metropolitana de São Luís. Temos hoje, no Turu, um dos maiores gargalos do trânsito na capital, e essas obras vão proporcionar mais fluidez ao tráfego na região, organizar melhor o trânsito na área e garantir mais segurança à circulação de pedestres", ressaltou Canindé Barros.

Ainda conforme o secretário, as intervenções realizadas ali vão impactar positivamente também em outras vias da região, como as ruas Boa Esperança, União e Aririzal, por exemplo. "Todas receberão melhorias e farão parte do complexo viário alterado para propiciar mais qualidade ao trânsito da capital", frisou Canindé.

PARCERIA

O coordenador de Desenvolvimento Imobiliário da MRV Engenharia, George Cabral, destacou a importância da parceria para o grupo que representa e para a população de São Luís. "Além de fortalecer nossos empreendimentos e nossos serviços na cidade, estamos contribuindo ainda para a melhoria da infraestrutura urbana da cidade e fortalecendo nossas relações com comunidade local", disse Cabral.

Esta é a terceira Parceria Público-Privada realizada pela Prefeitura de São Luís para execução de intervenções visando à melhoria da mobilidade urbana na cidade. Outros dois acordos foram assinados com o grupo Pitágoras, para eliminar engarrafamentos em pontos considerados extremamente críticos na região do São Cristóvão.

De acordo com o projeto, será retirada a rotatória que fica no cruzamento das avenidas Guajajaras com a Lourenço Vieira da Silva e será instalado um conjunto semafórico de dois tempos. O projeto inclui a construção de um retorno de quadra, nas proximidades do Banco do Brasil.

A alteração do traçado nesse local vai transformar em mão única o trecho entre o Terminal de Integração do São Cristóvão à Avenida Guajajaras. A alteração vai permitir maior fluidez ao trânsito naquele trecho e reduzir o congestionamento na área.

                               Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem