agencia

Notícias

Atualizado em 25/07/2017 às 16h34

Operação da Blitz Urbana retira carvoaria irregular sob ponte Bandeira Tribuzzi

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Operação da Blitz Urbana retira carvoaria irregular sob Ponte Bandeira Tribuzzi

A Blitz Urbana, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, realizou mais uma operação nesta segunda (24), com foco no ordenamento dos espaços públicos na região da Camboa. Durante a operação foi retirando um aglomerado comercial de carvão instalado irregularmente sob a ponte Bandeira Tribuzzi há pelo menos seis anos. A operação, que consistiu ainda na limpeza da área, contou com apoio da Polícia Militar, Batalhão Florestal e Guarda Municipal.

Segundo o diretor da Blitz Urbana, Antônio Duarte, a ação é uma maneira de dar maior organicidade ao território urbano, evitando proliferação de áreas degradadas. "O foco principal dessa ação foi a desobstrução da praça, onde havia uma venda ilegal de carvão sem licença e degradando o meio ambiente" explicou Antônio Duarte. A área será inaugurada em breve pelo Governo do Estado após ter recebido obras de revitalização.

Maria dos Remédios, 63 anos, que mora próximo ao local, ficou feliz com a ação. "Tínhamos de pintar nossa casa a cada três meses por conta da poeira do carvão, sem falar o mal que ela faz à saúde", disse Remédio ao destacar a importância da ação. 

AÇÕES 

São atividades permanentes da Blitz Urbana, em parceria com órgãos públicos de fiscalização e autuação, fiscalizar todas as obras públicas e privadas da cidade, bem como o cumprimento das legislações urbanísticas municipais no que diz respeito às competências das secretarias envolvidas.

Cabe ao órgão determinar a postura do município com relação ao uso e ocupação do solo urbano; fiscalizar toda atividade comercial exercida na cidade em áreas pública ou privada; disciplinar as ocupações temporárias com finalidades comerciais ou fins culturais; fiscalizar obras públicas e privadas e fiscalizar a aplicação das legislações pertinentes ao uso e ocupação do solo urbano de São Luís.

São ainda atribuições do órgão fazer a apreensão de animais de médio e grande porte, fiscalizar e retirar placas irregulares, desobstrução de ruas e calçadas, fiscalização e desapropriação de terrenos baldios sem muros e calçadas e inspeção de funcionamento de eventos, verificando o cumprimento das normas relativas à localização, instalação e horário de realização. À Blitz Urbana cabe também conceder licença para placas publicitárias, licença para realização de qualquer tipo de evento e comércio ambulante.

                      Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem