agencia

Notícias

Atualizado em 27/07/2017 às 10h06

"Passeio Serenata" promovido pela Prefeitura atrai multidão para o Centro Histórico de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

″Passeio Serenata″ promovido pela Prefeitura atrai multidão para centro de São LuísO nível de satisfação dos turistas que estiveram em São Luís no mês de julho se elevou. Esta é a primeira impressão que deve ser revelada em levantamento que a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) realiza junto ao público que tem frequentado as ações do Férias Culturais. Na noite desta quarta (26), foi realizado o "Passeio Serenata", penúltima atividade do programa da Prefeitura de São Luís, atraindo centenas de pessoas para o Centro Histórico.

O passeio, que teve a presença do prefeito Edivaldo, da primeira-dama Camila Holanda e do vice-prefeito, Julio Pinheiro, é unanimemente apontado como um ponto positivo para a cidade pelos turistas e também pelos ludovicenses. Com início na Praça Benedito Leite, local do Centro Histórico que entrou definitivamente no roteiro turístico nas férias deste ano, o "Passeio Serenata" misturou cultura e turismo.

A ação, segundo o prefeito Edivaldo, é uma combinação perfeita na engrenagem para geração de renda e emprego e de promoção de lazer para a população. "Realizamos este grande passeio histórico para que as pessoas consigam compreender um pouco mais sobre São Luís. O programa Férias Culturais atrai um grande público porque misturamos música, poesia, história e teatro para a sociedade maranhense e para os turistas", destacou Edivaldo.

Para a secretária de Turismo, Socorro Araújo, que também fez o passeio, a proximidade do turismo e cultura tem funcionado perfeitamente como atrativo para desenvolvimento de atividades econômicas. Com mais público na ruas, pressupõe-se vendas em restaurantes e até mesmo no mercado informal.

ROTEIRO 

 

Por meio de seis personagens, a história de São Luís foi transmitida ao público participante e transeuntes no trajeto do Passeio em textos teatralizados por atores maranhenses em percurso com duração de pouco mais de duas horas. O encerramento aconteceu na praça do Catraieiros, na Praia Grande, depois de paradas em pontos turísticos mais expressivos do centro.

O ator Urias de Oliveira, por exemplo, encarnou o Padre Antônio Vieira em frente à Igreja da Sé, segundo ponto no roteiro. Outros personagens atraíram a atenção do público, como Ana Jansen (Maria Etel), e Maria Aragão (Regina Oliveira) entre outros.

A turista Heive Macedo Moraes se declarou maravilhada com a programação da Prefeitura de São Luís. De passagem pela capital maranhense, a caminho dos Lençóis Maranhenses, onde participará de uma trilha de três dias entre Barreirinhas e Santo Amaro, a paraense de Bragança elogiou a forma didática que a atividade propicia. "Isso aqui é um resgate cultural, principalmente para as pessoas mais jovens e visitantes que não tem conhecimento sobre a riqueza da história de São Luís", destacou.

 

Informação sobre a história de maneira lúdica é uma das propostas do Passeio Serenata. Para a estudante de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão, Débora Valeska Chagas, o "Passeio Serenata" é uma maneira leve de ter contato com a história. "É a primeira vez que estou participando de um programa como este. Estou gostando muito", resumiu.

A segurança foi um dos pontos que chamou a atenção da universitária. Segundo Valenska, com a presença de policiais de maneira discreta e com o grande grupo de participantes, as pessoas têm uma sensação de segurança que não desfrutam em outras ocasiões no Centro Histórico.

O francês Jean Claude Florim, acompanhado do guia de Turismo Simão Cirineu, disse que estava muito satisfeito em participar do "Passeio Serenata". "É um lugar muito bonito e é muito bom poder passear à noite acompanhado de muitas pessoas", disse.

Nesta quinta-feira (27), o programa "Férias Culturais" se encerra com o passeio guiado "Conheça São Luís", partindo da Benedito Leite. No domingo, no mesmo local, a prefeitura realiza mais uma edição do Feirinha São Luís.

 

Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem