agencia

Notícias

Atualizado em 29/07/2017 às 10h51

Prefeito Edivaldo participa de inauguração da APA Itapiracó, espaço foi revitalizado pelo Governo

Prefeito Edivaldo participa de inauguração da APA Itapiracó, espaço foi revitalizado pelo Governo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo participa de inauguração da APA Itapiracó, espaço foi revitalizado pelo GovernoA revitalização da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó (APA) representa um avanço nas ações de proteção da biodiversidade e alternativa para o esporte e lazer de moradores da área e entorno. O espaço, entregue neste sábado (29) pelo Governo do Estado, foi todo recuperado. Ganhou diversos equipamentos, recebeu melhorias estruturais e teve a área verde reorganizada. O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e do vice-prefeito, Julio Pinheiro, participou da inauguração ao lado do governador Flávio Dino.

Em seu pronunciamento Flávio Dino destacou a participação e apoio dos moradores ao projeto de revitalização. "É um espaço importante para a população de todas as idades, para a valorização das moradias e será um espaço de cultura e lazer totalmente gratuito para as pessoas. Era um sonho antigo destas comunidades, hoje concretizado e tendo seu uso social adequado, entregue à população", enfatizou o governador.

"Temos um governador parceiro da cidade e hoje a população de São Luís pode contar com dois gestores que trabalham com muita responsabilidade pela cidade. A entrega da revitalização da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó (APA) tem um significado único para toda a população e o ludovicense ganha um espaço de lazer, de contemplação e integração com a natureza, pratica de esportes totalmente gratuito", destacou o prefeito Edivaldo.

Para o vice-prefeito, Julio Pinheiro, a obra causa impacto positivo por conferir à região mais beleza, segurança e alternativa de lazer. "É um espaço que a comunidade queria muito ver recuperado e agora, vão poder fazer o devido uso. O meio ambiente preservado e a população ganharam com essa reforma", avaliou Pinheiro.

O secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, pontuou que foram realizados investimentos necessários para garantir maior comodidade, conforto e segurança à população. "O governo prioriza obras estruturantes, mas também as civis como praças, urbanizações e áreas de convivência. Este é um espaço planejado e pensado para as famílias para o lazer e interação", reforçou.

CONVIVÊNCIA

Localizada em São Luís, a área do complexo constitui uma Unidade de Conservação (UC) Estadual de Uso Sustentável criada por meio do Decreto Estadual n° 15.618 de 23 de junho de 1997. Com uma área de 322 hectares, a APA é rodeada por vários bairros, como Parque Vitória, Cohatrac e Itapiracó.

A APA foi contemplada com três praças principais - Praça do Atleta, Praça da Criança e Praça da Família, - com campos de futebol e uma quadra poliesportiva coberta, parquinhos infantis, circuito de skate, áreas para futebol de areia e futevôlei. Um conjunto de áreas de convivência e mais 13 pequenas praças que dão acesso a trilhas para quem deseja explorar a natureza e pista de cooper. As trilhas ligam o interior da reserva às praças maiores e às saídas na Chácara Itapiracó, Comunidade Canudos e Terra Livre. Um calçadão construído ao longo da reserva oferece segurança aos frequentadores.

Uma alternativa de lazer segura e divertida para curtir com os filhos, é o que avalia o autônomo Jailton Barbosa Serpa, 43 anos, que foi conhecer a nova reserva junto com os filhos. "Eu gostei bastante porque antes a gente ia para a Litorânea e ter essa área cheia de espaços bacanas. Meus filhos gostaram e eu venho para fazer caminhada", disse.

A funcionária pública Lucilene Nunes Lima, 57, disse que estava deslumbrada com a nova reserva e as benfeitorias. "Eu já vinha caminhar quando era só mato, agora mesmo é que eu estarei todo dia aqui. Venho com minhas netinhas para elas já se acostumarem com a natureza e se divertir. A reserva está uma beleza", enfatizou.

Ainda na lista de benefícios, a construção de três estacionamentos com capacidade para 250 veículos. As obras de revitalização contribuem também para proteger a biodiversidade da APA. Outra importante contribuição do investimento em melhorias na APA é a geração de emprego e renda, movimentação do comércio da área e maior interação social. A segurança na reserva será realizada por equipes do Batalhão de Polícia Ambiental com rondas, monitoramento e fiscalização 24 horas por dia garantida pela Prefeitura de São Luís, por meio das equipes da Guarda Municipal.

Estavam presentes à solenidade, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Marcelo Coelho; de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves; da Casa Civil, Marcelo Tavares; de Governo (Segov), Antônio Nunes; de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Marcelo Coelho; o secretário municipais de Articulação Política, Jota Pinto; de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo; vice-presidente da Câmara, Osmar Filho; o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando e a jogadora de Basquete, Iziane Castro.

                       Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem