agencia

Notícias

Atualizado em 31/07/2017 às 16h29

Estande da Fumph recebe dezenas de visitantes na Feirinha São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 Estande da Fumph recebe dezenas de visitantes na Feirinha São Luís

Quem vai à Feirinha São Luís, realizada todos os domingos pela Prefeitura na praça Benedito Leite, tem uma nova alternativa de serviço além de ouvir música ao vivo, comprar verduras e frutas frescas, e almoçar numa barraca de chefes. É possível também percorrer algumas ruas do Centro Histórico acompanhado de um guia e conhecer a história de muitos imóveis do conjunto tombado da cidade.

A iniciativa é da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), que recebeu neste domingo, em seu estande, cerca de 150 visitantes entre adultos e crianças. A equipe da Fundação ocupou um espaço na Feirinha e aproveitou a oportunidade para divulgar o Projeto Caminhos da Memória, que oferece palestras e um passeio, que dura em média uma hora, com saída às 9h30. O serviço é gratuito e quem quiser participar deve procurar o estande e se inscrever.

A aposentada Lucy Sekeff, visitou o estande da Fumph, elogiou a proposta e deu suas sugestões. "Uma ótima iniciativa que deve ser utilizada para fazer campanhas educativas em prol da conservação e limpeza da cidade", disse. O casal de Sorocaba (SP), Elaine e Frederico Calderaro, engenheiros civis, participaram do passeio guiados pela historiadora da Fumph, Bárbara Cascaes. "Temos interesse em receber informações culturais e gostamos muito da abordagem da guia, que tem informações históricas, uma fala tranquila e paciência para relatar as características dos monumentos", contou Elaine.

A assistente social Ana Prado observou que o grupo era formado por pessoas de diferentes faixas etárias. "Acho muito importante que adolescentes e jovens queiram conhecer a história das cidades e entender seus processos de formação. Fazemos parte das cidades que habitamos e precisamos cuidar a partir do conhecimento que temos sobre elas", disse.

O projeto tem foco em educação patrimonial por meio de ações voltadas à sensibilização da comunidade de São Luís para a valorização do patrimônio cultural da cidade. Os roteiros do Caminhos da Memória estão publicados em um livreto, material utilizado como apoio pedagógico nestas ações.

O presidente da Fumph, Aquiles Andrade, falou sobre a estreia da Fumph na Feirinha. "O público foi bastante receptivo ao nosso estande. Nos chamou atenção o fato de que recebemos dezenas de visitas com interesses, questionamentos, sugestões e dúvidas diferentes, mas no fim, todos gostaram de conhecer o Projeto Caminho das Memórias. Conseguimos formar o primeiro grupo com cerca de 20 pessoas que fizeram o passeio pelos monumentos próximos à praça Benedito Leite".

 

Além do passeio, o estande oferece a crianças uma proposta de sensibilização sobre a importância do patrimônio histórico por meio de atividades artísticas monitoradas pelos técnicos da Fumph. Muitas crianças participaram das atividades de pinturas de desenhos de monumentos e puderam conversar com a equipe da Fumph sobre a história e São Luís. O estande continua no próximo domingo, a partir de 8h30.

                          Acesse aqui galeria de imagens desta reportagem