agencia

Notícias

Atualizado em 03/08/2017 às 17h47

Moradores do Anjo da Guarda aprovam chegada do programa "Asfalto na Rua"

Moradores do Anjo da Guarda aprovam chegada do programa "Asfalto na Rua"

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Moradores do Anjo da Guarda aprovam chegada do programa ″Asfalto na Rua″O asfalto novinho está mudando o cenário de várias ruas no bairro do Anjo da Guarda e da Gancharia. Para os moradores o sentimento é de satisfação. Na Rua Argélia, os trabalhos iniciaram ainda pela manhã e se estenderam ao longo do dia, nesta quinta-feira (3). O resultado é a pavimentação nova restaurando as condições da via e alegrando quem há décadas esperava por esse benefício. Os serviços na Rua Argélia integram as ações do programa "Asfalto na Rua", da Prefeitura de São Luís e a meta é renovar mais de 100 quilômetros de vias em diversos bairros da capital. 

O prefeito Edivaldo pontua que o "Asfalto na Rua" é mais um importante benefício para a cidade e que vai melhorar a mobilidade e infraestrutura urbana. "Estamos conseguindo realizar obras, apesar do momento de crise que já prejudica diversas cidades do país. Estamos atentos a demanda da população por obras em suas ruas", disse o prefeito enfatizando os esforços para ampliar as ações e levar as melhorias a um maior número de bairros. "É a continuidade de um trabalho sério e transparente que iniciou na nossa primeira gestão com o maior programa de urbanização de São Luís. E vamos prosseguir com esse trabalho", enfatizou o prefeito.

Morador da Rua Argélia desde que nasceu o autônomo Caio de Sousa Costa, 33 anos, acompanhou a pavimentação e já vislumbrava um espaço mais adequado para sua família - mulher e duas filhas. Ver a rua sendo renovada trouxe para ele esperança de dias melhores. "A gente se sente mais valorizado, mais digno e tem a certeza de que o poder público olha por todos os moradores. A rua está bonita e até me animo em deixar minhas filhas brincarem fora de casa", enfatizou.

"Eu quero é ver todas as ruas do meu bairro com asfalto novinho. Fica mais bonito. Todo mundo aqui é morador antigo, que cada pai conhece os filhos do vizinho e a gente sempre se ajudou para diminuir os problemas. Que bom que o asfalto novo está chegando para nós", enfatizou o pedreiro Anelis Rabelo, 62 anos, que também mora na Rua Argélia.

Na Rua Austrália, mesmo bairro, toda a extensão da rua recebeu novo asfalto e os problemas com buracos e imperfeições ficaram para trás, ressaltou a moradora Auricélia Sodré Ferreira, 41 anos. "Valoriza o bairro. É mais estrutura e melhor para nós. Eu, que moro aqui há muitos anos, esperava mesmo que a gente tivesse essa benfeitoria. Eu adorei que minha rua foi lembrada", disse.

As vias transversais também recebem as ações do "Asfalto na Rua", a exemplo da Rua Chile, que está na etapa de terraplanagem para depois receber o asfalto. A dona de casa Durvalina da Conceição Ribeiro, 52 anos, disse estar ansiosa para ver o trecho pavimentado. "É um sonho antigo da gente que quer as melhorias no nosso bairro. A gente quer poder andar em uma rua que não vai causar acidente por causa de buraco e nem dificultar entrada de carros, como era aqui antes", disse, referindo-se a dificuldade dos moradores para receber encomendas de lojas e outros serviços.

BENEFÍCIOS

Antes de implantar o "Asfalto na Rua", a Prefeitura realizou diversos outros programas de infraestrutura em mais de 100 bairros da capital. Um deles foi a Vila Isabel. São 13 anos morando e trabalhando na Avenida Jairzinho, naquele bairro localizado na área Itaqui-Bacanga e só na gestão do prefeito Edivaldo a estudante Thaismara Sá Soares, 24 anos, pode dizer que vive em uma área adequada.

A avenida era historicamente conhecida pelos inúmeros buracos em toda a extensão e a consequente dificuldade de acesso que prejudicava, inclusive, a passagem de veículos. A chegada do asfalto na via trouxe mais mobilidade, segurança e tranquilidade, afirma a moradora. 

Para a estudante moradora da Vila Isabel, o asfalto veio trazer, além de estrutura, mais dignidade para quem mora no local. "Era complicado andar aqui e por causa do monte de buracos, nem viaturas da polícia conseguiam entrar. A reclamação era grande. Hoje, a gente vê outro cenário. Eu me sinto mais segura na rua que moro e também, a rua está mais decente, mais bonita", garantiu Thaismara Soares. O serviço da Prefeitura ampliou e melhorou o acesso com a interligação da Rua da Mangueira, na Vila Isabel, à Rua da Juçara, no Anjo da Guarda, tirando centenas de pessoas do isolamento.

"O mato aqui fechava esta rua e a saída era dar a volta pela avenida para ter acesso ao outro bairro. E o pior, polícia não entrava e suspeitos faziam a festa. A gente nem se atrevia a ficar nas portas quando anoitecia. Hoje é totalmente diferente. Totalmente melhor. Meu filho até brinca na porta e eu vi meu imóvel valorizar depois dessa obra", afirmou o fiscal Erison Martins, 30 anos. Ele mora no local há nove anos e a melhoria estrutural da Prefeitura o estimulou a montar um negócio que lhe garante uma renda melhor para a família. "Só trouxe benefício. Tenho esse lava jato e agora moro num lugar que sinto mais tranquilidade para criar meu filho", garantiu.

Valorização do espaço, mais segurança e mais clientes para o vigilante Damião Silva Pinheiro, 46, que tem um box na feira da Vila Isabel. Ele conserta aparelhos eletroeletrônicos e afirma que depois do asfalto o local se transformou para melhor. "Só quem mora é que sabe e que aprova essas melhorias. Para muita gente pode não ser nada, mas, para mim foi uma mudança radical. Eu era inseguro de trabalhar aqui e ficava esperando cliente que não vinha. A gente sempre teve esperança de melhorar e melhorou", disse ele, que há 22 anos é morador e comerciante na área.

 

INFRAESTRUTURA PARA SÃO LUÍS

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, disse que o conjunto de melhorias tem como principal objetivo garantir a mobilidade urbana, a fluidez do trânsito e a melhor qualidade de vida à população. "É um pacote de serviços diversos de infraestrutura que contribui também para melhorar o aspecto urbanístico da cidade. Temos trabalho de manutenção da pavimentação para garantir mais condições de acesso e mobilidade às pessoas e para o desenvolvimento urbano da cidade", destaca o gestor.

No conjunto de melhorias estão incluídas várias ações de recuperação de ruas e avenidas executado pela Prefeitura, constam recuperação asfáltica no Quebra Pote, Parque Vitória e São Bernardo; drenagem no Vicente Fialho, Alemanha e Coroado; terraplenagem na Cidade Olímpica e Jardim São Cristóvão; e urbanização em vias do Residencial Paraíso e Coroadinho. As avenidas 1 e 2, na Cidade Olímpica serão interligadas com serviços de terraplenagem e melhoramento da via de acesso à Vila Betel, na zona rural de São Luís, com raspagem mecanizada. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem