agencia

Notícias

Atualizado em 07/08/2017 às 15h07

Prefeitura de São Luís entrega duas escolas totalmente reformadas e climatizadas na zona rural

As entregas fazem parte do cronograma programação das comemorações dos 405 anos de São Luís. As unidades de ensino foram entregues totalmente equipadas e com ar-condicionado nas salas de aula.

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís entrega duas escolas totalmente reformadas e equipadas na zona ruralO prefeito Edivaldo entregou, nesta segunda-feira (7), mais duas escolas totalmente reformadas na capital. As entregas são parte da programação de aniversário da cidade que celebra 405 anos de fundação no dia 8 de setembro. Contempladas pelo programa "Educar Mais", ação executada pela Prefeitura de São Luís, as Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Hortência Pinho, no Coqueiro; e São José de Itapera, ambas na zona rural da Ilha, receberam melhorias em sua infraestrutura para garantir mais qualidade ao ensino e melhores condições de trabalho aos educadores. Ao todo a gestão do prefeito Edivaldo já entreguou 60 escolas reformadas na capital. A meta é entregar, até o final deste ano, outras 120 unidades completamente requalificadas.

"Estamos honrando com o compromisso firmado com a população da nossa cidade, de transformar as escolas municipais em espaços mais dignos e apropriados ao processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos, garantir mais qualidade ao ensino municipal e melhores condições de trabalho aos educadores. Já entregamos mais de 60 escolas reformadas, sendo seis delas na zona rural, como estas duas aqui que acabamos de disponibilizar às comunidades beneficiadas. São reformas estruturais muito importantes que, sem dúvida, vão contribuir de forma significa para a melhoria dos indicadores educacionais em nosso município", afirmou o prefeito Edivaldo.

Participaram da cerimônia de entrega das escolas os vereadores Francisco Carvalho, Antônio Pereirinha, Joãozinho Freitas, Beto Castro, Paulo Victor, Edison Gaguinho; o secretário municipal de Educação Moacir Feitosa e diversos secretários municipais.

Acompanhado pelo vice-prefeito Julio Pinheiro e demais autoridades presentes ao ato, Edivaldo descerrou a placa de reinauguração das unidades escolares e realizou visita às instalações das escolas agora totalmente restauradas.

"Com muito planejamento e respeito à coisa pública estamos cumprindo um grande cronograma de entrega de escolas municipais completamente requalificadas e equipadas com os mais diversos recursos para garantir a melhoria do ensino de nossos alunos. A grande maioria das unidades entregues não passava por qualquer intervenção estrutural há quase 20 anos e, agora, são disponibilizadas totalmente estruturadas, inclusive com ar condicionado, propiciando à comunidade escolar mais conforto e com espaços adequados ao ensino", observou o vice-prefeito Julio Pinheiro.

As obras de reforma das escolas Hortência Pinho e São José de Itapera contemplaram serviços de retelhamento, colocação de grades, novo madeiramento, janelas, restauração de toda a parte elétrica e hidrossanitária, além de pintura, troca de lousas e novo piso. Todas as salas de ambas as unidades foram climatizadas.

A escola municipal Hortência Pinho atende cerca de 900 alunos, distribuídos em 10 salas de aula. Possui biblioteca, cozinha, sala de professores e setores administrativos. A U.E.B. São José de Itapera disponibiliza 16 salas de aulas, com cerca de 700 alunos matriculados na unidade. Possui ainda salas de vídeo, biblioteca, cozinha, refeitório e pátio coberto.

Segundo o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, 60 escolas já foram entregues na gestão do prefeito Edivaldo, completamente reformadas e algumas com ampliações. "Nossa meta é entregar até o final deste ano 120 escolas completamente restauradas. Só este mês entregaremos ainda outras 25 unidades municipais de ensino e, em setembro próximo, mais 43 escolas reformadas estarão prontas para serem entregues à população", contabilizou Moacir Feitosa.

Ainda conforme o secretário, por determinação do prefeito Edivaldo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) já está com todo o planejamento visando à realização de novas licitações públicas para dar continuidade, em 2018, ao maior programa de reformas de unidades escolares já executado em São Luís.

Estão programadas para entrega nos próximos dias as escolas Tom e Jerry, Menino Jesus de Praga e Henrique de La Rocque. Todas com ampla reforma e climatizadas. O secretário frisa que a orientação do prefeito é dar celeridade às obras para que as aulas também tenham reinício rápido.

A dona de casa Claudiane da Silva Campos, mãe da pequena Bruna Rayla, 7 anos, aluna da U.E.B. Hortência Pinho, fez questão de acompanhar pessoalmente a entrega da escola agora reformada. "A escola ficou bem mais bonita e confortável. Minha filha está muito animada porque agora vai estudar em uma sala com ar condicionado", relatou ela.

O mesmo pensamento tem Manuela Oliveira Nascimento, mãe do aluno Cristiano Nascimento, 7 anos, também aluno da U.E.B. Hortênsia Pinho. "Esperamos tanto por essa reforma, para que nossos filhos estudassem em um ambiente melhor e com mais estrutura. Observar a escola agora toda reformada nos dá muita felicidade", disse.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem