agencia

Notícias

Atualizado em 08/08/2017 às 17h54

Prefeitura de São Luís capacita coordenadores no Sistema Municipal de Avaliação

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís capacita coordenadores no Sistema Municipal de AvaliaçãoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta terça-feira (8), no Hotel Abbeville (São Francisco), a capacitação dos coordenadores pedagógicos das Unidades de Educação Básica da rede, e também dos coordenadores de Núcleo da Semed, no Sistema Municipal de Avaliação de São Luís (Simae/SL). O Simae/SL compõe o programa "Educar Mais", lançado pelo prefeito Edivaldo no fim do mês de junho.

Além da implantação do Simae/SL, o "Educar Mais" vai fortalecer os programas de formação continuada e atualizar a proposta curricular da Rede Municipal de Ensino de São Luís. O novo sistema de avaliação, que conta com a parceria do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF/MG), visa a consolidação de uma cultura de avaliação na rede pública de ensino baseada em princípios fundamentais, tais como descentralização, gestão participativa e formação continuada, que vão permitir a elevação da qualidade educacional, construída na coletividade e demarcada por indicadores educacionais bem definidos.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, diz que o Simae/SL tem o objetivo de diagnosticar todos os resultados que estão sendo trazidos por conta das ações da gestão pedagógica. "A nossa meta final é a melhoria da qualidade da educação. Este é o objetivo comum de educadores, educandos, famílias, da Semed e do prefeito Edivaldo, que vem investindo forte na melhoria da estrutura física das escolas e na valorização dos profissionais da educação", destacou o titular da Semed.

PILARES

A superintendente do Núcleo de Avaliação Educacional (NAE/Semed), Vera Lúcia Gonçalves Pires, explica que o Simae/SL atuará nos segmentos de avaliação, pesquisa, formação, sistema de gestão e administração. "São os cinco pilares que sustentam o trabalho pela avaliação e modernização da gestão educacional, sobretudo na educação pública. O setor de avaliação trabalha com a produção de informações sobre a realidade do ensino, aferindo o aprendizado dos estudantes avaliados por meio de diversos instrumentos (observações, registros, provas, etc.) e indicam, a partir daí, o que precisa ser feito para que eles tenham condições de avançar no sistema escolar", esclarece Vera Lúcia.

Para o gestor da U.E.B. Santa Clara (zona rural), Jadilson Gomes, o sistema é de extrema importância, pois será possível ter melhores diagnósticos sobre o processo de ensino e aprendizagem. "Estamos avançando cada vez mais na educação municipal, e este programa certamente vai ajudar a melhorar os índices de alfabetização e aprendizagem das nossas crianças. Com esta análise conseguiremos desenvolver planos e estratégias para melhorar a educação em São Luís", comemora Jadilson.

Aíla Pedroso, coordenadora pedagógica, ressalta que os professores poderão avaliar os estudantes de modo a obter resultados que reflitam mais precisamente o nível de aprendizado, bem como reforçar conceitos ou mudar metodologias visando melhorar os indicadores educacionais.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem