agencia

Notícias

Atualizado em 09/08/2017 às 15h28

Prefeitura inicia atividades do programa São Luís Saudável na Cidade Operária

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura inicia atividades do programa São Luís Saudável na Cidade Operária
Nesta quarta feira (9), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), iniciou atividades no mais novo polo do programa São Luís Saudável. Localizado no Circo Escola, na Cidade Operária, o programa atenderá cerca de 80 idosos com atividades recreativas e de lazer que acontecerão todas as segundas e quartas-feiras, às 7h30.

O programa já beneficia mais de 600 idosos em toda São Luís. Porém, este recém-inaugurado possui um diferencial em relação aos outros. Trata-se de uma parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e todos os idosos que participarão das atividades estão inseridos no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), localizado próximo ao Circo Escola e, consequentemente, são beneficiários da política pública municipal de assistência social por meio de projetos ou programas.

"Este é um projeto que enche nossos olhos. Sabemos da importância do São Luís Saudável e temos trabalhado incansavelmente para levá-lo a diversos lugares de nossa capital. Este é mais um grande passo que a gestão do prefeito Edivaldo está dando. Mais algumas dezenas de idosos participarão de atividades recreativas e de lazer, o que proporcionará a eles uma melhor qualidade de vida nesta que chamamos de melhor idade", destacou o Secretário Municipal de Desporto e Lazer, Rommeo Amim.

A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande destaca a sensibilidade dos gestores de outras secretarias em atender ao convite da Semcas. "É uma determinação do prefeito Edivaldo, a articulação das diversas políticas públicas. Trabalhamos com um público específico, que se encontra em situação de vulnerabilidade, então essas parcerias são fundamentais para um melhor desenvolvimento das nossas ações", apontou Andréia Lauande.

"Esta é uma atividade que faltava para nós. Gostei muito e não vou faltar. A minha expectativa é a melhor possível, porque temos que aproveitar aquilo que nos foi oferecido. E é sempre bom praticar atividades", destacou Maria da Graças Pereira da Silva, 65 anos, aposentada e participante do programa.

SÃO LUÍS SAUDÁVEL

O programa possui dois eixos de atuação: inserção de profissionais de educação física e estagiários em espaços públicos para orientar a população gratuitamente, e fomento de núcleos para prática de esporte para pessoas idosas.

Atualmente os polos que funcionam no Parque do Bom Menino, Vila Nova, Cohab, Bequimão, Parque Sabiás, Divinéia, Bairro de Fátima e agora na Cidade Operária. A Prefeitura, por meio da Semdel, distribui todo material das atividades gratuitamente para os grupos. Fomentar a prática de atividades físicas e estimular novos hábitos e cuidados preventivos são alguns dos objetivos do programa São Luís Saudável.

CIRCO ESCOLA

O Circo Escola atende crianças, adolescentes e idosos da região da Cidade Operária, Janaína, Cidade Olímpica, São Raimundo e João de Deus, a princípio encaminhados pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dessa área. As atividades do Circo são executadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Além do programa São Luís Saudável que começa a ser desenvolvido em parceria com a Semdel, o Circo Escola oferta uma média de 12 oficinas nas áreas de artes circense, visual, cênica, música, dança, esporte, música e lazer, educação ambiental e ações socioeducativas. As atividades desenvolvidas contam ainda com as parcerias da Secretarias da Educação (Semed), de Segurança com Cidadania (Semusc), de Meio Ambiente (Semam), Cultura (Secult) e Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem