agencia

Notícias

Atualizado em 09/08/2017 às 16h06

Prefeitura apresenta balanço de ações no setor turístico durante o Café com Trade

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura apresenta balanço de ações no setor turístico durante o Café com TradeO balanço das ações no setor turístico realizadas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), foi apresentado nesta quarta-feira (9) no Café com Trade, evento que ocorreu do Pestana São Luís e reuniu empresários e representantes de entidades da área. Foram discutidas, ainda, as atividades que serão desenvolvidas nos próximos meses.

De acordo com a titular da Setur, Socorro Araújo, o evento atende a uma orientação do prefeito Edivaldo de aproximar o trade de modo que a Prefeitura tenha apoio para desenvolver a sua política municipal de turismo.

"É o momento de unirmos as forças, mostrar o que foi feito, o que será desenvolvido nos próximos meses e o que ainda precisa melhorar no setor. A Prefeitura tem investido em ações de promoção e qualificação, mas o poder público também precisa de apoio da cadeia produtiva para que o retorno seja mais rápido e eficaz", explica a secretária Socorro Araújo.

AÇÕES

Algumas das ações apresentadas no Café com Trade foi a participação no Shopping de Viagens Agaxtur, em São Paulo, no mês de maio; visita as principais empresas de turismo do país, no mesmo mês; capacitação de operadores de São Paulo, São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP) e Porto Alegre (RS), também em maio; operação Boas-Vindas, no São João; press trip com jornalistas e blogueiros de renome nacional e internacional; presença do Espaço do Turista no Arraial Maria Aragão, em junho; realização do 9º Seminário Reggae e Turismo; estreia da Semana Gastronômica de Turismo; e apoio na realização da Feirinha São Luís.

Além disso, no mês de junho ocorreu o programa Férias Culturais, que levou milhares de moradores e turistas para o Centro Histórico com o Sarau Histórico, Roteio Reggae, Roteiro Conheça São Luís e o Passeio Serenata. A iniciativa idealizada pela Setur foi um dos principais destaques do Café com Trade.

"A Prefeitura desenvolve ações fora do estado para atrair mais visitantes para São Luís e também atua dentro da própria cidade, como foi feito no Férias Culturais, promovendo programação para moradores e turistas, mostrando a história e cultura da cidade e ainda desenvolvendo o sentimento de pertencimento nas pessoas", afirmou a titular da Setur.

As atividades desenvolvidas no setor nos últimos meses foram elogiadas pelo secretário-adjunto de Turismo, Hugo Andrade, e pelo presidente do Sebrae-MA, Edilson Baldez. "Parabenizo a Prefeitura pelo trabalho que está sendo desenvolvido pela Setur, principalmente as que ocorrem no Centro Histórico, que é o nosso principal produto. É trabalho faz com que São Luís deixe de ser um potencial, mas sim já um produto turístico pronto. O que se percebe é que no poder público há uma vontade de fazer e já está sendo feito", disse Baldez.

PERSPECTIVAS

A secretária Socorro Araújo apresentou também algumas ações previstas para os próximos meses, como a realização do Seminário de Promoção e Qualificação de Destinos Relacionados aos Festejos Juninos, evento que tem por objetivo identificar junto ao empresariado as necessidades do município nas áreas de promoção e qualificação do turismo e apresentar temas e oportunidades existentes no Ministério do Turismo.

Outra atividade programada para o segundo semestre deste ano é participação da Prefeitura de São Luís na 45º Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) Expo Internacional de Turismo, que ocorrerá de 27 a 29 de setembro, em São Paulo.

Além disso, por determinação do prefeito Edivaldo, o Sarau Histórico, o Roteiro Reggae e o Passeio Serenata farão parte da programação cultural mensal da cidade. Nesta sexta-feira (11) já ocorrerá mais uma edição do Sarau Histórico, com mais história, música e poesia na Praça Benedito Leite, a partir das 19h.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem