agencia

Notícias

Atualizado em 17/08/2017 às 16h39

Professores municipais participam de formação para uso da internet como ferramenta de ensino

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Professores municipais participam de formação para uso da internet como ferramenta de ensinoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está realizando a formação de "Design Thinking", na U.E.B Luis Viana, Alemanha. O curso está dividido em quatro módulos e duas oficinas e faz parte da programação de implantação do projeto Educonexão, uma parceria da Semed com a Net, Claro, Embratel e o Instituto Crescer.

O projeto Educonexão promove o uso das novas tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem e está beneficiando 96 educadores com formação em metodologias para promover uma educação inovadora e o uso das tecnologias em sala de aula. As escolas receberão ainda cabeamento para 49 pontos de TV e Internet. Os serviços serão instalados conforme viabilidade técnica de cada endereço.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, ressalta que o Educonexão é um projeto piloto em São Luís. "Esta parceria que irá colaborar na evolução dos educadores e estudantes da rede pública, principalmente, a qualificação dos professores que será essencial para orientar ao uso correto desta ferramenta, com educação e prevenção em busca de uma sociedade mais justa através do saber", declarou o titular da Semed.

Os educadores receberão certificados emitido pelo Instituo Crescer em parceria com o Instituto Net, Claro, Embratel e com a Secretaria Municipal de Educação. Os professores da rede municipal ficaram estimulados com a novidade. Fabiana Matos Diniz, professora da U.E.B. Rubens Ferreira Rosa, zona rural, considera o projeto um ganho nas atividades desenvolvidas nas escolas municipais. "Como sou professora de séries iniciais, a formação vai contribuir com o meu trabalho na produção de atividades lúdicas e dinâmicas para propor aos meus estudantes em sala de aula. As tecnologias facilitam no aprendizado neste momento de novas descobertas para as crianças", disse.

A educadora do Instituto Crescer, Vanessa Reis, que ministra o curso, comentou que a capacitação contribui para a melhoria da qualidade da educação, propiciando novas estratégias de ensino com suporte de tecnologias digitais. "Buscamos através do curso que os professores da rede revejam as práticas pedagógicas aplicadas. Embora a formação tenha foco no uso da tecnologia, nosso principal repasse é trabalhar para que as estratégias sejam desenvolvidas com ou sem a tecnologia", destacou.

Tatiana Piorsky, coordenadora pedagógica da (U.E.B) Luís Viana, ressaltou que a preparação para o uso adequado da tecnologia e nova ferramenta no processo de ensino-aprendizagem sensibiliza os professores sobre a necessidade de privilegiar um currículo onde o foco maior está no desenvolvimento das competências básicas. "Vamos elevar a autoestima dos professores que se verão capazes de planejar e colocar em prática estratégias inovadoras com suporte das tecnologias digitais".

LANÇAMENTO

A cerimônia de lançamento do projeto ocorreu na última quinta-feira (10), no auditório do Sebrae, JaracatI. Estiveram presentes para a formalidade de assinatura da parceria, representando o prefeito Edivaldo Júnior, o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, Luciana Allan, diretora do Instituto Crescer, Marco Faria, diretor regional da Claro Brasil, Patricia Sanches, coordenadora de projetos da Claro Brasil, Nacor Paulo, promotor do consumidor do CAOPS do Ministério Público, Karine Braga, gerente operacional da Anatel, entre outras autoridades e educadores.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem