agencia

Notícias

Atualizado em 18/08/2017 às 15h35

Prefeitura apoiará atividades esportivas na XVIII Semana do Encarcerado

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura apoiará atividades esportivas na XVIII Semana do EncarceradoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), em parceria com o Governo do Estado via Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), promoverá atividades esportivas que farão parte da XVIII Semana do Encarcerado. Os internos estarão envolvidos na prática do futebol e da zumba, que serão realizados no Estádio Nhozinho Santos e no Parque do Bom Menino, respectivamente.

Na quinta-feira (24), detentos selecionados pela Seap disputarão uma partida de futebol no Estádio Nhozinho Santos, às 8h. A partida terá caráter amistoso e contará com 24 internos do regime semiaberto, ou seja, que só retornam a unidade prisional para dormir.

Porém, não somente os homens serão beneficiados com atividades durante a Semana do Encarcerado. As mulheres do regime semiaberto, participarão de um 'aulão' de zumba na quarta-feira (23), às 8h, no Parque do Bom Menino.

'As transformações pelas quais o Sistema Penitenciário do Maranhão tem passado nesses últimos dois anos e meio não estão apenas ligadas aos investimentos na infraestrutura, modernização das unidades prisionais, ou capacitação de agentes. A humanização, por meio da oferta de trabalho, saúde, educação, e lazer - todos estes direitos garantidos pela lei, à pessoa presa -, tem sido a prioridade do Governo do Estado, e o motivo principal de o Maranhão está, hoje, fora do ranking da violência prisional nacional", observou o secretário da Seap, Murilo Andrade de Oliveira.

"Acredito que este seja um momento de lazer e recreação para os internos. Essa é uma forma de ressocialização através do esporte e uma tentativa de que, também através do esporte, haja uma mudança de mentalidade. Existem vários exemplos de presos que mudaram por conta do esporte e unidades prisionais onde a violência caiu por conta de eventos como esse. Nosso intuito é também conseguir esses resultados", destacou o secretário municipal de Desporto e Lazer, Rommeo Amin.

A Prefeitura de São Luís, via Semdel, disponibilizará todo o material necessário para que as atividades sejam realizadas. Neste ano, a Semana do Encarcerado tem como tema "Humanização no sistema penitenciário – Um olhar para dentro dos muros" e promoverá diversas atividades e serviços aos detentos da capital e do interior.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem