agencia

Notícias

Atualizado em 23/08/2017 às 14h21

Prefeitura de São Luís vence seleção para programa Gestão para Aprendizagem

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A rede municipal de ensino da Prefeitura de São Luís foi uma das três selecionadas selecionadas entre 10 municípios competidores do Brasil no processo seletivo da Fundação Lemann para iniciar parceria no Programa Gestão para a Aprendizagem. A seleção durou dois meses e foi feita em três etapas. A iniciativa visa alcançar bons resultados de aprendizagem e uma educação de excelência a todos os estudantes. Atualmente, 14 redes e mais de 170 mil estudantes do país são apoiados pelo programa.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Fundação Lemann realizará, nesta quinta (24) e sexta (25) do lançamento oficial do Programa de Gestão de Aprendizagem. O evento começa às 8h, no Skina Expresss Hotel, na Sala Hortência, bairro São Francisco.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, ressaltou que o esforço da Secretaria de Municipal de Educação (Semed) tem sido contínuo para melhorar os indicadores em educação. "O prefeito Edivaldo não tem medido esforços para dotar o município de uma estrutura que atenda as demandas dos estudantes da rede municipal de ensino, buscando melhorias e garantindo uma educação de qualidade. E para alcançar esses objetivos e investimentos, conquistamos mais uma grande parceira com a Fundação Lemann que proporcionará grandes frutos para a nossa educação", destacou o secretário municipal de educação.

A Gestão para Aprendizagem é uma parceria da Fundação Lemann com estados e municípios de todo o país. Com duração de três anos, o programa atuará em São Luís de forma integrada em quatro níveis da rede ao apoiar desde lideranças pedagógicas da secretaria até professores que estão diariamente na sala de aula. O objetivo é melhorar a aprendizagem dos estudantes. São oferecidas assessoria personalizada, formações para diretores e coordenadores escolares e formações em didáticas específicas de português e matemática.

FASES

O acesso ao programa se estabeleceu através de processo seletivo previsto em edital com três fases: inscrição das redes interessadas, entrevista com o secretário de educação e apresentação do programa e formação da equipe da Secretaria de Educação objetivando a análise da participação e engajamento da equipe no curso.

Para a Superintendente da Área do Ensino Fundamental, Arsenia Formiga, a iniciativa da Fundação Lemann tem foco em gestão pedagógica e oferece apoio personalizado para a rede educacional e diversas formações escolares. "Para nós, a parceria contribuirá no aprendizado dos estudantes da rede municipal de educação por meio da consultoria em gestão pedagógica aliada à formação de educadores. O projeto visa ainda empoderar a secretaria de educação e escolas a diagnosticarem suas reais necessidades, e articularem suas ações em uma intervenção pedagógica com estratégias para melhorias de aprendizagem dos estudantes", completou.

"Nosso objetivo é ajudar a melhorar a educação no Brasil. O programa Gestão para a Aprendizagem contribui para o aprendizado dos alunos das redes públicas parceiras. Nossos consultores atuam como parceiros na elaboração de diretrizes estratégicas para a gestão pedagógica das secretarias, com apoio na elaboração e monitoramento dos planos de ação implementados pela secretaria de Educação", explica Guilherme Antunes, gerente de projetos da Fundação.

Participaram do processo seletivo a cidade de Parnamirim (Rio Grande do Norte), Maracanaú (Ceará), Petrópolis (Rio de Janeiro), Jaraguá do Sul (Santa Catarina), Paragominas (Pará), Contagem (Minas Gerais), Francisco Morato (São Paulo). Ainda os três municípios vencedores: São Luís (Maranhão), Porto Velho (Rondonia) e Petrolina (Pernambuco).