agencia

Notícias

Atualizado em 25/08/2017 às 16h36

Prefeitura de São Luís e Fundação Lemann iniciam programa Gestão para a Aprendizagem

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís e Fundação Lemann iniciam programa Gestão para a AprendizagemA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira (24), no Skina Express Hotel, a abertura do programa Gestão para aprendizagem, uma parceria com a Fundação Lemann. Na sexta-feira (25), a equipe do Instituto, acompanhada da secretária adjunta de Ensino, Maria de Jesus Gaspar Leite e técnicas da Semed, visitaram as Unidades de Educação Básica Menino Jesus de Praga e Pedro Bertol, para conversar com professores e gestores, finalizando a visita com uma reunião com o secretário de educação, Moacir Feitosa.

Selecionada por meio de edital público aberto pela Fundação Lemann, a Semed é uma das três secretarias escolhidas nacionalmente para ser parceira da instituição e participar do programa Gestão para a Aprendizagem, que será desenvolvido ao longo de três anos e que objetiva dar apoio a redes públicas para que estas possam alcançar bons resultados de aprendizagem e uma educação de excelência para todos os estudantes.

Para o secretário de Educação, a parceria com a Fundação Lemann é de alta relevância para os professores e principalmente para os estudantes. "A iniciativa fomentará a capacidade de ensinar dos professores, qualificará os gestores, tendo em vista que visa melhorar a aprendizagem e o papel do professor em sala de aula. Além disso, é mais um pilar para encaixar com o Programa Educar Mais", frisou o secretário.

De acordo com Guilherme Barros, coordenador de projetos da Fundação Lemann, o programa Gestão para a Aprendizagem é fruto de um expediente da fundação que é uma organização familiar, privada, sem fins lucrativos, sem transferência de recursos. "Aqui começa um trabalho conjunto pra somar no pedagógico que a secretaria vem desenvolvendo para o Ensino Fundamental. Pretendemos contribuir em todas as frentes pedagógicas: currículo; formação de professores; avaliação diagnóstica como um uso para melhorar a prática docente e também toda dinâmica de gestão escolar," completou.

Com ações de curto, médio e longo prazo, a iniciativa visa contribuir para que Secretarias de Educação e escolas possam diagnosticar suas reais necessidades e articular suas ações em uma intervenção pedagógica. Contribui para o aprendizado dos alunos das redes públicas parceiras por meio de consultoria em gestão pedagógica aliada à formação de educadores.

Maria Helena Fonseca, consultora da equipe do Programa Gestão de Aprendizagem, destaca as ações. "A equipe da Semed nos trouxe várias concepções para melhoria de ensino, com foco por uma organização mais sistêmica e na valorização dos aspectos pedagógicos. Viemos validar e trabalhar com afinco, buscando respostas de qualidade dessa vontade política".

CONSULTORIA

A consultoria será oferecida para as lideranças pedagógicas da Secretaria e equipe técnica de acompanhamento pedagógico das escolas, com objetivo de desenvolver diretrizes estratégicas, rotinas e instrumentos gerenciais focados em resultados de aprendizagens.
Os eixos norteadores do trabalho da consultoria são o diagnóstico, a elaboração e a implementação do plano de ação da Secretaria e avaliação.

A equipe técnica da Secretaria de Educação responsável pelo acompanhamento pedagógico das escolas também participa do processo formativo e os professores da rede recebem formação continuada nesta temática em formato online com módulos semestrais.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem