agencia

Notícias

Atualizado em 28/08/2017 às 17h28

Universidade Aberta do Brasil inicia atividades presenciais em São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Universidade Aberta do Brasil inicia atividades presenciais em São LuísAlunos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Polo São Luís - participaram da primeira aula presencial da graduação em Física Licenciatura. Atentos às orientações, os estudantes interagiram, tiraram dúvidas e apresentaram em sala as atividades já realizadas na plataforma online. A aula ocorreu no último sábado (26) no Laboratório de Informática do prédio Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), das 8h às 12h30, para cerca de 50 alunos.

Foi ministrada a disciplina 'Introdução à Informática' com presença de professor-tutor presencial e coordenação de polo. A oferta de curso é resultado de parceria da Prefeitura de São Luís com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para implantação de polo da UAB na capital e também nas cidades do interior.

"Nossa gestão tem trabalhado cada vez mais na área da educação. Estamos firmando parcerias importantes que somam ao nosso compromisso de levar capacitação, tanto aos servidores do município, quanto à população da nossa cidade, com qualidade e visando beneficiar o maior número possível de pessoas", destacou o prefeito Edivaldo.

O secretário municipal de Planejamento, José Cursino Moreira, reforçou a importância do projeto de capacitação superior ofertado pela Prefeitura de São Luís, por determinação do prefeito Edivaldo. "É uma grande oportunidade para aqueles que não possuem graduação ingressarem na universidade. A metodologia utilizada é à distância, mas com atividades presenciais muito relevantes. E tudo gratuitamente para a população", observou o secretário.

O Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições prevê oportunidades a professores e população em geral, para que ampliem seus conhecimentos e possam ter melhor acesso ao ensino superior e pós-graduação. Pelo convênio, são utilizadas dependências da universidade para aulas e atividades em laboratórios. No polo da capital são 490 inscritos em seis cursos, incluindo graduação e pós.

"Com essa ação, a Prefeitura possibilita o acesso da população ludovicense à universidade pública, ofertando cursos de qualidade e propiciando às pessoas a perspectivas de novos conhecimentos", afirmou a diretora da Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), Maria Eugênia Salles Branco. Ela acrescenta que o convênio vem atender demanda pela grande procura por cursos superiores e, consequentemente, mais qualidade ao ensino. As aulas são realizadas também nas dependências do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

FORMAÇÃO

Os cursos são realizados na modalidade a distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Aos alunos são disponibilizadas apostilas que podem ser impressas, recursos de videoaulas e outros formatos, conforme a metodologia do professor-tutor em cada disciplina. No Polo ocorrem os encontros ou aulas presenciais com atividades práticas e provas, que são realizados sempre nos fins de semana.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo São Luís é um sistema integrado por universidades públicas, tendo os municípios como executores. A UAB oferece cursos de nível superior para a população que tem dificuldades de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia de educação à distância.

Para ingresso de estudantes nos cursos ofertados no âmbito do sistema UAB há duas modalidades: pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e pela candidatura democrática às vagas destinadas à demanda social, conforme edital.

OPORTUNIDADES

Na grade de cursos oferecidos pela UAB-Polo São Luís está especialização Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde, Geoprocessamento e Informática na Educação, estes dois últimos com aulas iniciadas neste mês. As graduações têm período regular de quatro anos, enquanto que os de pós, no máximo em um ano e meio. A graduação em Licenciatura Química, também está com aulas em andamento.

Para o primeiro semestre de 2018 já estão autorizadas oferta de novas vagas para turmas de Licenciatura em Computação, com 50 vagas e letras-português, com 100; e nas pós em administração pública, com 100 vagas a serem abertas e mais 100 para gestão em saúde. O suporte para o estudante é o Polo UAB São Luís, na sede da Eggem, órgão da Seplan e responsável pela execução do programa.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem