agencia

Notícias

Atualizado em 29/08/2017 às 18h36

Obras do Programa Asfalto na Rua avançam e melhoram mobilidade nos bairros

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Investimentos em obras e serviços de infraestrutura levam qualidade de vida à populaçãoEquipes da Prefeitura de São Luís estão intensificando as ações de infraestrutura na cidade. São vias renovadas, com condições adequadas de tráfego para pedestres e motoristas, mais mobilidade urbana para a capital maranhense que, no próximo dia 8, completa 405 ano. Nos bairros Cohaserma e Gancharia, os serviços do programa Asfalto na Rua estão mudando o cenário de dezenas de ruas que estavam em condições precárias. A ação, realizada pela Prefeitura, vai alcançar centenas de vias em diversos bairros da capital, somando mais de 100 quilômetros de asfalto novo.

Esta semana, as equipes trabalharam nas ruas do Cohaserma pavimentando a Avenida Alpha, Ruas 12, 19 e adjacências, cujos serviços estão concluídos. As ruas 16, 17 e 18 também estão com obras em andamento. O asfalto no bairro era demanda antiga da comunidade e contempla áreas que estavam com o piso desgastado e imperfeito.

Integrado às ações do Asfalto na Rua foram promovidas obras na Rua 1, do bairro Gancharia, com ações de pavimentação; terraplanagem na Avenida da Secretaria, bairro Santa Clara; e vias do São Bernardo.

"O cronograma da Prefeitura é diário e a rotina de serviços vem sendo intensificada para que possamos concluir mais esta etapa do programa. O Asfalto na Rua é uma das mais importantes ações da gestão do prefeito Edivaldo, que prioriza os bairros da cidade com o objetivo de garantir melhor mobilidade urbana. Todos os dias temos frentes de trabalho na cidade", destacou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo.

Paralelo a pavimentação outras equipes estão atuando com serviços de concretagem, drenagem profunda e melhoria da iluminação pública em diferentes vias da capital.

MAIS ASFALTO

O asfalto está chegando a vários bairros da capital também por meio do programa Mais Asfalto, do Governo do Estado que tem a parceria da Prefeitura. Na porta da dona de casa Thays Correia, 22 anos, um enorme buraco com água empoçada já não existe. Foram dois anos convivendo com o problema, na Rua P, Cidade Olímpica, que está solucionado com a pavimentação nova, resultado do programa Mais Asfalto, fruto da parceira Governo do Estado e Prefeitura de São Luís para renovar a pavimentação de ruas e avenidas da capital.

"A gente convivia com muita poeira e muita lama. Minha vida era limpar casa a todo o momento. E para mim, que tenho filhas pequenas, tinha muito medo de adoecerem com a poeira. Agora, tudo vai ficar melhor", disse a dona de casa.

Esta semana, as máquinas finalizavam a colocação de asfalto na rua da dona de casa e também nas transversais, que receberam terraplanagem preparando a área para a pavimentação.

As ações do programa contemplaram ainda a Estrada da Mata com serviços de drenagem; a Avenida 103 da Cidade Operária com pavimentação asfáltica; e o Bloco C, da Cidade Olímpica com terraplanagem. "As equipes estão trabalhando com serviços diversos, que vão da drenagem até o asfalto e iluminação. A cada etapa, um conjunto de bairros será contemplado para que possamos alcançar a meta de reestruturas vias problemáticas da cidade", enfatizou Antônio Araújo.

FRENTE DE SERVIÇO

Casada e mãe de três filhos pequenos, a dona de casa Luciana Carvalho Amorim, 27 anos, moradora da Rua P, na Cidade Olímpica, estava acompanhando as obras de pavimentação. "Eu não vejo a hora deste serviço ficar pronto, por que eu já tive muito problema com a poeira aqui e a lama. É muito ruim, com crianças e ainda ter que passar o dia de portas fechadas. Que bom que o asfalto chegou", disse.

Os serviços do cronograma prosseguem com ações de recuperação de vias nos bairros Vila Palmeira, Turu e Cidade Olímpica. Nas ruas dos bairros Janaína e São Cristóvão as equipes trabalharam na concretagem de área. A Vila Sapinho recebeu drenagem profunda, para resolver problemas de alagamentos e garantir o correto escoamento das águas, principalmente nos períodos chuvosos.

No Residencial Paraíso, área Itaqui-Bacanga e no Coroadinho, um conjunto de obras de urbanização vai garantir melhor acabamento das ruas com a construção de meio fio e calçada.

ILUMINAÇÃO

Na iluminação, a continuidade das instalações no Forte Santo Antônio. Os serviços se estenderam ao longo de toda a semana. Ainda no planejamento, 103 pontos de iluminação em trechos do bairro Santa Helena, 30 no Cohajap e na Lagoa da Jansen.
"São manutenções realizadas em diversos bairros da capital, ações de infraestrutura para melhorar o aspecto urbanístico da cidade, dar mais durabilidade ao asfalto e garantir acesso", reiterou Antônio Araújo.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem