agencia

Notícias

Atualizado em 03/09/2017 às 11h50

Corrida da Alegria homenageia os 405 anos de São Luís e reúne centenas de pessoas no Centro

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Corrida da Alegria homenageia os 405 anos de São Luís e reúne centenas de pessoas no CentroCom apoio da Prefeitura de São Luís, a V Corrida da Alegria, realizada pelo Instituto Formação - organização não governamental que atua em educação - reuniu no último domingo (3), centenas de pessoas na praça D. Pedro II. Todo o circuito da corrida, com extensão de cinco quilômetros, foi realizado na região do centro da cidade em homenagem ao aniversário de 405 anos de São Luís.

O evento foi dividido em duas etapas: a corrida para adultos e a infantil, que contou com a participação de mais de 200 alunos da rede municipal de ensino em outro circuito, com saída da Praça João Lisboa. A corrida o sempre acontece em espaços diferentes para estimular o hábito da prática esportiva. A escolha do Centro se deu em homenagem ao aniversário de fundação da cidade.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, representou o prefeito Edivaldo na abertura do evento. "Espero que esta corrida seja um marco no aniversário da cidade de São Luís, tanto para os corredores adultos como para as crianças da rede municipal", disse Feitosa. Com circuito menor, o portal de largada da corrida das crianças foi instalado na Praça João Lisboa.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, que participou como atleta, enxerga o movimento de corrida em São Luís acompanhar o crescimento internacional da modalidade, com adesão virtuosa cada vez de mais pessoas. "A corrida de rua é uma modalidade que vem crescendo no mundo. Isso significativamente tem um aspecto importante. As pessoas que correm passam a adotar práticas voltadas para a alimentação e outros tipo de comportamento que leva à boa saúde. O que é bom para a população é bom para o futuro da nação que volta o olhar para a atenção primária onde atuamos mais firmemente", destacou o secretário.

O circuito da V Corrida da Alegria, percorreu o Beco da Sé, seguido pelas ruas do Egito, Gomes de Castro, Sol, Alecrim e Praça do Panteon. O ponto final foi na Praça João Lisboa.

Segundo Fábio Cabral, coordenador do Formação, a escolha de um dos lugares mais visitados da cidade, também foi uma forma de homenagear São Luís. "Ao realizarmos a corrida estamos contribuindo para que os competidores interagam com outros movimentos esportivos que acontecem no Centro. A Prefeitura é um parceiro muito importante para garantir a verificação do piso, limpeza do circuito, interdição do trânsito, mobilização das crianças da rede escolar e doação das frutas que foram consumidas pelos participantes", enumerou Fábio Cabral.

A corrida teve participações destacáveis do cadeirante José Antônio Almeida Pereira, com história em participações de eventos esportivos na cidade. Ele atua em corridas de rua desde 2003 na categoria especial. Morador da Vila Palmeira, Antônio colecionado mais de 20º troféus e medalhas. Competidores de outros estados, como do estado do Pará, participaram da corrida.

CORRIDINHA DA ALEGRIA

Paralelo ao evento aconteceu também a V edição do Corridinha da Alegria que proporcionou um dia de lazer para 200 crianças de 8 a 15 anos de cinco escolas da Rede Municipal de Ensino. Participaram da corrida as Unidades de Educação Básicas Cônego Sidney Castelo Branco Furtado, Odylo Costa Filho, Zuleide Andrade, Luzenir Mata Roma e Evandro Bessa.

As crianças e adolescentes fizeram o percurso de duas voltas no entorno da Praça João Lisboa, Centro Histórico. O pódio foi dividido por categorias: feminino e masculino, onde as escolas receberam da organização premiações pelos vencedores e todos os estudantes receberam medalhas pela participação.

No masculino o campeão foi Masxuel Santos Costa, estudante da U.E.B. Odylo Costa Filho; o segundo lugar ficou com Paulo Victor Barros, da U.E.B. Cônego Sidney Castelo Branco Furtado; e o terceiro lugar, Emerson Costa Pereira, também da U.E.B. Odylo Costa Filho.

O pódio feminino foi da U.E.B. Odylo Costa Filho que levou três estudantes à vitória. Em primeiro lugar, Talia Paulina Silva da Silva; em segundo, Evelin Davine Costa; e o terceiro lugar, Helen Vitória Alves dos Santos.

Eveline Davine motivada, acordou cedo para a corrida. " Fiquei muito feliz com a vitória, estava ansiosa e acordei bem cedinho para vir. Vou mostrar minha medalha para toda minha família," contou a menina entusiasmada.

Antônia Katia Lopes Alves dos Santos, 41 anos, mãe de Helen Vitória, 11 anos, gostou da iniciativa de unir esporte e educação. "A prática de esporte promove mais saúde além de estimular para os estudos. Associa a mente e o físico que ficam em sintonia", destacou.

Gestora da U.E.B. Zuleide Andrade, Lindinalva de Santana Sousa, falou da felicidade dos estudantes em participarem da Corridinha da Alegria. " Os dias que antecederam a corrida foram de muita expectativa, o esporte é uma forma de resgatar as crianças e pra muitos o esporte é uma ferramenta de mudanças onde oferece entusiasmos e uma nova visão do mundo", disse.

A iniciativa ainda contou com a participação do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem