agencia

Notícias

Atualizado em 07/09/2017 às 19h48

Prefeitura participa do Desfile Militar pela Independência do Brasil

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura participa do Desfile Militar pela Independência do Brasil

A exaltação à pátria e o espírito cívico de cidadania marcaram o Desfile Militar da Independência, realizado na quinta-feira (7), na Avenida Vitorino Freire, na Areinha, Centro de São Luís. O tradicional desfile, que envolve todas as forças militares nacionais, foi organizado pelas Forças Armadas em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís. O vice-prefeito Julio Pinheiro representou o prefeito Edivaldo no evento, ao lado do secretário municipal de Governo, Pablo Rebouças.

Também participaram da solenidade, representando o Governo do Estado, os secretários Jefferson Portela (Segurança), Antônio Nunes (Governo), Laurinda Pinto (Mulher) e Márcio Jardim (Juventude).

O tradicional desfile militar, realizado neste 7 de setembro, marca os 195 anos de independência do Brasil, lembrando o ato do príncipe regente português Dom Pedro, quando declarou o fim do domínio português sobre o país. "É uma data simbólica que representa parte da nossa história de luta. É momento de exaltar a nossa pátria, mas também de reflexão da nossa realidade", ressaltou o vice-prefeito Julio Pinheiro.

O desfile militar contou a participação da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar do Maranhão e o Corpo de Bombeiros Militar, após o hasteamento das bandeiras oficiais e a tradicional revista às tropas realizada pelos representantes das forças militares.

 

PATRIOTISMO

O desfile foi um espetáculo de patriotismo, de militares, estudantes de escolas militares e de civis, representados por idosos, que levaram para a avenida programas especiais para a terceira idade, apoiados por forças militares. O tradicional Lions Clube Gonçalves Dias, com o seu núcleo do Anjo da Guarda, teve participação especial no desfile, exibindo sua história de 100 anos de serviços prestados à comunidade.

A Polícia Militar do Maranhão destacou projetos sociais executados pela corporação, como a equoterapia, desenvolvido pelo Esquadrão de Polícia Montada, que utiliza o cavalo em tratamentos psicossocial para pessoas portadoras de necessidades especiais. Outro ponto de destaque do desfile da PM foi a Escolinha de Música Dó Ré Mi, um projeto de inclusão social da banda de música da Polícia Militar, que tem a participação de centenas de crianças e adolescentes de baixa renda.

"O desfile militar é um momento em que a cidadania vem à tona, com essa declaração de amor ao Brasil, país que tem um potencial muito grande. É uma data emblemática, porque todos os dias são de reverência à pátria, mas não podemos perder o compasso da história, por isso esse dia é marcado para que as forças militares possam reforçar a importância dessa data", destacou o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Frederico Pereira.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem