agencia

Notícias

Atualizado em 09/09/2017 às 8h25

Nos 405 anos de São Luís Governo e Prefeitura entregam Forte Santo Antônio reformado e iluminado

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Nos 405 anos de São Luís Governo e Prefeitura entregam Forte Santo Antônio reformado e iluminado

Com área de convivência, lazer, turismo e diversão, foi entregue à população ludovicense o novo e revitalizado Forte Santo Antônio da Barra, localizado na área do Espigão, Ponta d'Areia. O espaço recuperado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís, foi inaugurado em solenidade na tarde de sexta-feira (8) pelo governador Flávio Dino, o prefeito Edivaldo e o vice-prefeito Julio Pinheiro.

O governador estava acompanhado da primeira-dama, Daniela Lima, bem como o prefeito Edivaldo, pela primeira-dama do município, Camila Holanda. A reforma do Forte é mais uma do conjunto de obras e serviços executados pelo aniversário da capital, que neste dia 8 completou 405 anos.

"Com esta revitalização o Forte se incorpora de fato ao cenário, à paisagem urbana da cidade. Agradecemos a todos os imigrantes que, de alguma forma, contribuíram para o desenvolvimento de São Luís. Da mesma forma, um agradecimento ao empenho de todos, das equipes da Prefeitura que com o Governo somaram para esta realização", destacou o governador Flávio Dino.

O prefeito Edivaldo ressaltou que o Forte é um dos marcos da ocupação da cidade, de grande simbologia histórica e que agora é entregue à população todo revitalizado. "Mais um de uma série de presentes que será entregue à cidade neste aniversário. Para nós é uma grande satisfação ter construído essa parceria com o Governo, beneficiando a cidade e a população", pontuou.

"A recuperação deste espaço é um resgate da riqueza cultural e histórica, da arquitetura da cidade e se potencializa como ponto de turismo", enfatizou o vice-prefeito Julio Pinheiro.

 

ILUMINAÇÃO

Com o objetivo de valorizar o monumento, a Prefeitura de São Luís executou o melhoramento dos pontos de iluminação no local. São 51 novos pontos de luz em led que é mais econômico e de alta qualidade. A iluminação é do tipo artística e apresenta movimento com sincronização de cores, cerca de oito, evidenciando ainda mais a beleza arquitetônica do Forte. A alternância se dá a cada dois segundos. Foram instalados ainda 40 novos postes de iluminação funcional (pública).

"A Prefeitura renovou o sistema de iluminação deste equipamento público para que os frequentadores, sejam moradores ou turistas, possam usufruir o espaço à noite e com mais segurança. Com isso, executamos serviços de manutenção, reestruturação e melhoramento estrutural destes pontos de iluminação para valorizar ainda mais o monumento arquitetônico", disse o titular da Semosp, Antônio Araújo. Ele acrescentou ainda que esses serviços prosseguem em vários outros locais da capital, para garantir mais segurança e qualidade de vida para a população.

 

A entrega do Forte de Santo Antônio amplia as ações de redemocratização dos espaços públicos, antes subutilizados ou sem uso pela população. Pela parceria Governo e Prefeitura foram entregues várias praças, quadras esportivas e áreas de lazer beneficiando moradores da capital.

O projeto contempla ainda um estacionamento em frente ao Forte, calçadão e ciclovia. O centro será administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur). "O projeto de revitalização vem desde os investimentos na área do Espigão com as programações históricas e culturais que têm movimentado o local", explicou o secretário Diego Galdino.

Dos 22 canhões que eram utilizados na defesa da cidade de São Luís contra invasores, 13 serão recolocados na que antes era a abertura no parapeito das muralhas por onde os defensores visavam o inimigo – chamadas de ameias. 

ATRATIVO

 

O Forte de Santo Antônio se transformou em um centro cultural e turístico com memorial sobre a história do espaço e museu para expor as embarcações tradicionais maranhenses. A recuperação realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) conta com áreas de exposição, livraria, cafeteria e auditório. O espaço abriga ainda um memorial sobre a história do Forte. A construção ocupa uma área circular, com duas edificações e uma muralha e tem preservada a construção inicial.

O engenheiro civil Artur Andrade, 36 anos, elogiou o trabalho realizado no Forte. "É uma maravilha que o poder público invista em espaços para que as pessoas tenham lazer, entretenimento e possam conhecer a cultura e aproveitar as áreas turísticas que a cidade oferece", disse. Ele aproveitou o momento para curtir o espaço com a esposa Kerle Pinto Andrade, 29 anos, e a filha, Ana Gabriela, 4.

O motorista Raimundo Nonato Lopes, 48 anos estava com o filho Mateus, de 9 anos, para prestigiar o local. "Sempre venho aqui e com esse trabalho ficou ainda mais bonito e valorizado. E também para meu filho aprender sobre nossa história e nossa cultura. Agora, fica mais estimulante vir aqui", disse.

Participaram ainda do evento de inauguração o presidente do Iphan-MA, Maurício Abreu Itapary, a secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo, secretário municipal de Governo, Pablo Rebouças, o secretário municipal de Planejamento (Seplan) José Cursino, o deputado estadual Bira do Pindaré, os deputados federais Eliziane Gama e José Reinaldo Tavares e demais autoridades.

Após a solenidade, shows dos artistas maranhenses Cláudio Fontana e Rita Benneditto e Tom Cleber brindando o público no aniversário da cidade. O espaço vai funcionar de terça a sexta, das 10h às 20h e sábados e domingos, das 10h às 19h.

 

HISTÓRICO

O prédio foi construído no século XVII e é exemplar único da arquitetura militar em São Luís. Na década de 1990, abrigou o Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, mas, atualmente, está desocupado. A reforma do espaço, que é tombado como patrimônio histórico nacional, obteve a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Maranhão (Iphan-MA).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem