agencia

Notícias

Atualizado em 09/09/2017 às 9h57

Jardineira é opção na programação cultural dos 405 anos de São Luís neste domingo (10)

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Jardineira é opção na programação cultural dos 405 anos de São Luís neste domingo (10)

A programação cultural do Aniversário de 405 anos de São Luís traz neste domingo (10) o roteiro cultural da Jardineira, que inicia às 8h com a VI Cruzada Evangelista "Jesus a verdade que liberta", na Avenida 203, Cidade Operária (depois do retorno da Uema). Em seguida, o veículo se desloca para o Corredor Litorânea.

Às 15h, a Jardineira estaciona na Feirinha São luís, que conta com a participação da cantora Adriana Bosaipo com o show "Samba pra todos", na Praça Benedito Leite, no Centro. Logo depois, o veículo segue o Roteirinho Espigão, Ponta D'Areia e Corredor Litorânea. Cidade Operária, Cohatrac, Cohab, Angelim, Bequimão, Maranhão Novo, Ipase, Cohama, Vinhais e São Francisco são outros circuitos por onde a Jardineira irá passar.

O cortejo da Jardineira Cultural iniciou na sexta-feira (8) e percorrerá, até domingo (10), ruas e bairros de São Luís, levando a cultura para diferentes territórios da ilha. "A Jardineira é uma ação itinerante de ocupação do espaço público, que descentraliza a cultura e a leva até os bairros e outros pontos. A alegoria percorre a cidade com atrações culturais, ações formativas e atividades recreativas com brincadeiras de rua para ocupar espaços comunitários com programação cultural e aproximar nossa cultura do povo", destacou Marlon Botão, secretário municipal de cultura.

Na sexta-feira o roteiro partiu da Avenida Pedro II e de lá seguiu com os Blocos Tradicionais pelas ruas do Centro Histórico, Praça Benedito Leite, Rua da Palma, Rua de Nazaré e Praça da Criança (Praia Grande). Em seguida, fez o Roteirinho Madre Deus: Rua do Passeio, Praça da Saudade, Beco do Gavião e Anel Viário. À noite, a Jardineira seguiu para a Corrida da Lagoa levando a Banda Raiz Tribal para animar o evento.

O brincante dos Foliões, Fábio Perfec, ressaltou que a ação é a forma de os blocos tradicionais homenagearem a cidade. "Nós já estávamos planejando fazer este encontro e reunir todos os blocos tradicionais no dia do aniversário de São Luís, então o projeto da Jardineira Cultural veio fortalecer nossa ação e tornou este momento ainda mais especial", frisou.

 PROCISSÃO

Ainda como parte da programação do aniversário de São Luís, às 17h, ocorreu na sexta-feira (8), a tradicional Procissão dos Orixás que reuniu centenas de pessoas, entre representantes de povos de axé e comunidades tradicionais de matriz africana. O evento foi promovido pela Federação de Umbanda do Estado do Maranhão com apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O cortejo foi conduzido pela comunidade umbandista e percorreu a Rua dos Afogados, Rua do Egito, Rua da Palma até chegar ao Largo do Desterro. Mães, pais e filhos de santos levam nos braços vasos brancos e azuis com água perfumada e decorados com flores brancas, vermelhas e amarelas. Durante o percurso, eles entoaram pontos, cantos e saudações aos orixás. A procissão encerrou com a quebra dos vasos como forma de pedido e agradecimento por graças alcançadas.

SHOW 

Já na Praça Nauro Machado, a 2ª edição do Show "Samba da Benção", colocou o público para dançar e agradecer. O espetáculo foi comandado pelos cantores Fernanda Garcia e Nivaldo Santos, e recebeu os convidados Lena Machado, Serrinha do Maranhão e Júnior Parente.

A programação contou com um momento de benção do público. "Este é um show que também tem esse caráter religioso, por isso foi aspergido água benta no público e tivemos os momentos de agradecimento. Nesta edição conseguimos realizar dentro do aniversário da cidade, sendo um verdadeiro samba de bênçãos", contou o produtor do evento, Tony Costa.

O cantor Júnior Parente, do Rio de Janeiro, foi um dos convidados a cantar no palco, além de ter sua música 'Nas águas' interpretada por Fernanda Garcia e Nivaldo Santos durante o show. O artista está pela primeira vez em São Luís e veio para o aniversário da cidade.

"Nasci no samba, é um legado de família, e estar hoje aqui neste show é algo maravilhoso, estou encantado com a cidade. Já tinha vontade de conhecer há muito tempo e recebi este convite, que veio agraciar com a turnê do meu novo trabalho 'Sotaques do meu samba' em que percorro diversas regiões do país para conhecer e aprender mais sobre o samba", contou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem