agencia

Notícias

Atualizado em 18/09/2017 às 21h49

Prefeito Edivaldo recebe times maranhenses de futebol americano no Palácio La Ravardière

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 Prefeito Edivaldo recebe times maranhenses de futebol americano em audiência no La Ravardière

O prefeito Edivaldo recebeu jogadores de times maranhenses de futebol americano, que estiveram em visita, na noite desta segunda-feira (18), no Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís. O grupo apresentou ao prefeito o cronograma de atividades para temporada 2017 e o andamento das competições do campeonato nacional do qual participam.

Estavam presentes à visita jogadores dos times São Luís Sharks, Tupinambás e Águias Team (masculino e feminino) para apresentar projeto de ações sociais, falar do esporte e suas modalidades, além de propor parceria para o desenvolvimento do futebol americano no cronograma esportivo da capital.

"Nos alegra poder receber esses jovens e constatar o esforço e dedicação elevando o nome da cidade a um importante patamar neste esporte, que não é tradicional no país, mas que está garantindo a eles destaque. Parabenizo pelo profissionalismo, pela disciplina e que possam continuar se destacando com muitas vitórias", pontuou o prefeito.

O vice-prefeito Julio Pinheiro parabenizou os jogadores pela perseverança e dedicação com o avanço do esporte como destaque para o estado e a capital em outras regiões. "Fiquei surpreso com a capacidade técnica dos jogadores e a organização dos times, sobretudo por não ser um esporte muito conhecido e difundido na nossa região. Todo o tipo de esporte é importante para o povo e esta modalidade muitos conhecem apenas pela televisão. A gestão do prefeito Edivaldo tem como direcionamento apoiar e estimular as práticas esportivas como inclusão social e meio para elevar o Estado e a cidade", destacou.

O secretário municipal de Desporto e Lazer (Semdel), Rommeo Amim ressaltou o apoio e investimentos da gestão municipal nos esportes. "O prefeito Edivaldo vem mobilizando toda a gestão para apoiar as iniciativas no esporte local. Temos atletas persistentes, aguerridos e que muito bem representam nossa cidade e merecem espaço", disse o secretário.


"Há oportunidades para todos os gêneros e faixas etárias, com modalidade de futebol americano sem contato físico, por exemplo. Ao saber mais destas subdivisões me interessei e iniciamos um trabalho com crianças carentes. Conseguimos a adesão de um bom grupo e o esporte se tornou mais uma alternativa para tirar muitas crianças da situação de risco", explica o jogador do São Luís Sharks, Eduardo Rocha, 35 anos, que há cinco anos está no time.

O projeto Águias completou 10 anos. Segundo o atleta, é significativa a participação feminina, principalmente no 'full pad' e é uma das modalidades que mais cresce no país. A jogadora Andrea Sousa Pereira, 31 anos, há um ano no Àguias Team, diz que "o esporte é uma grande aposta para elevar a cidade no cenário nacional e abrir oportunidades para muitos jovens que querem praticar algo diferente e muito estimulante", disse. No time são 20 moças.

Participaram ainda da reunião os secretários municipais de Articulação Política, Jota Pinto; de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo; e de Governo (Semgov), Pablo Rebouças. O prefeito foi agraciado com a camisa de cada time ao final da visita.

TORNEIO

A modalidade iniciou no Maranhão em 2007. A primeira partida de futebol americano realizada na capital ocorreu em janeiro deste ano, integrando o torneio Full Pad do Maranhão. Na ocasião, o São Luís Sharks enfrentou o Remon Lions, do Pará, saindo vitorioso o time maranhense por 52 a 0.

O time está em segundo lugar na tabela. Integrando a Federação Maranhense de Futebol Americano, atletas maranhenses vão representar a Liga Americana na temporada 2017.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem