agencia

Notícias

Atualizado em 19/09/2017 às 15h14

Galeria Trapiche recebe quatro espetáculos com temática feminina no mês de setembro

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Galeria Trapiche recebe quatro espetáculos com temática feminina no mês de setembroA Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, será palco do espetáculo "Espelhos: uma instalação em movimento". A mostra teatral reúne quatro diferentes apresentações, trazendo quatro intérpretes que darão vida às personagens Frida, Safira, Ofélia e a Noiva, extraídas de diferentes obras que mesclaram em suas composições elementos teatrais, dança e performance.

A primeira apresentação acontece nesta terça-feira (19), às 19h, com a intérprete Rosa Ewerton Jara no espetáculo "Frida!". A montagem de dança-teatro é fruto de anos de pesquisas acerca da vida de Frida Kahlo, uma das maiores artistas de todos os tempos, considerada uma mulher muito à frente de seu tempo, além de revolucionária, rebelde e atual. Traz em sua obra e em seu corpo, mutilado e belo, as dores, cores e delícias do Ser Mulher livre e senhora de seus desejos e vontades.

Na sexta-feira (22) será apresentada "Ofélia - sem flores, sem rio, sem amor...", interpretada por Valda Lino. O solo é uma reflexão sobre os diversos papéis da mulher na sociedade e o equilíbrio entre tantas formas do amar. O público vai visitar o arquétipo da Ofélia, donzela indefesa, convidado a se questionar sobre a personagem ser derivada do tipo feminino da noiva ou amada morta em plena juventude.

Na próxima sexta-feira (26), é a vez de "Safira", interpretada por Marina Corrêa. Na peça, ela é a meretriz que teve seu corpo usado, abusado e abandonado traçando um paralelo com as janelas de um casarão colonial em degradação.

O último espetáculo da mostra será no dia 28, com a "Noiva", interpretado por Marinildes Brito. A cena traz reflexões à cerca do casamento, do corpo e da própria vida. Deflagra a força do corpo feminino frente à sociedade machista e patriarcal.

PROMOÇÃO CULTURAL

Os espetáculos acontecem sempre às 19h, na Galeria Trapiche, localizada na Avenida Vitorino Freire s/n – Praia Grande (em frente ao Terminal de Integração). "A Galeria faz mais esta parceria que vem somar e dinamizar este espaço público e de promoção da cultura. O espetáculo 'Espelhos' é uma instalação que usa as personagens femininas e traz teatro, dança e performance para dialogar com a plateia e convidá-los a fazer parte do trabalho", explicou Camila Grimaldi, diretora da Galeria Trapiche.

O evento tem o apoio da Galeria Trapiche e é promovido pelo Núcleo Atmosfera, que nesta proposta faz o desfecho de um ciclo de obras com temática feminina experimentadas desde 2005. Os ingressos são vendidos no dia do espetáculo na Galeria, no valor de R$ 20,00 e meia-entrada R$ 10,00.

A direção geral do espetáculo é de Leônidas Portella, com direção artística de Luciano Teixeira e Samuel Moreira; produção de Júlia Martins; iluminação de Renato Guterres; operação de som de Samuel Moreira; fotografia, Gisa Bausch e Samuel Moreira; apoio técnico Idalina Moraes e designer gráfico de Iramir Araujo.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem